(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Denúncia de "cola" na CPI da Petrobras é arquivada

Segundo nota divulgada pelo Senado, a comissão concluiu que não houve vazamento de informações que estavam sob a responsabilidade da CPI, e que os servidores da Casa não cometeram irregularidades


postado em 13/09/2014 06:00 / atualizado em 13/09/2014 07:31

Brasília – Depois de 37 dias de investigações, uma comissão de sindicância criada pelo Senado arquivou processo que apurava a denúncia da revista Veja de que depoimentos da CPI da Petrobras tinham sido previamente combinados, inclusive com o conhecimento de funcionários do Palácio do Planalto. Segundo nota divulgada pelo Senado, a comissão concluiu que não houve vazamento de informações que estavam sob a responsabilidade da CPI, e que os servidores da Casa não cometeram irregularidades. A Diretoria-Geral do Senado acatou a conclusão da sindicância. A comissão apenas teve poder de investigar servidores, mas não a participação de senadores citados nas denúncias, como o relator, José Pimentel (PT-CE), e Delcídio Amaral (PT-MS).

A denúncia é que depoimentos de dirigentes e ex-dirigentes da Petrobras à CPI foram combinadoscom antecedência, com base em perguntas de conhecimento dos governistas da CPI. Os depoimentos da presidente da estatal, Graça Foster, e de seu antecessor no cargo, José Sérgio Gabrielli, por exemplo, teriam sido previamente ensaiado.

A investigação foi pedida pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), depois de pressão do presidente da CPI da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). “Ao término das investigações, a comissão, composta por servidores com notável formação acadêmica e experiência profissional, concluiu que não houve qualquer indício de vazamento de informações privilegiadas, de documentos internos da CPI ou de minutas de questionamentos que seriam formulados aos depoentes e manifestou-se pelo arquivamento do processo”, diz a nota.

Segundo o Senado, nos 37 dias de trabalho, a sindicância tomou 14 depoimentos, investigou as caixas de correio eletrônico dos envolvidos, verificou o controle de acesso aos arquivos eletrônicos confidenciais, examinou os documentos utilizados como subsídio das reuniões da CPI e analisou os vídeos dos depoimentos, por diferentes câmeras, assim como o vídeo que fundamentou a denúncia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)