(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimenta da Veiga defende novo modelo de gestão para educação

Valorização dos professores está entre as metas do candidato ao governo


postado em 30/08/2014 06:00 / atualizado em 30/08/2014 09:30

Pimenta da Veiga: promessa de atenção às regiões mais pobres(foto: Leo Lara/Divulgação)
Pimenta da Veiga: promessa de atenção às regiões mais pobres (foto: Leo Lara/Divulgação)

O candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, afirmou na noite dessa sexta-feira, durante visita a Itajubá, no Sul de Minas, que, caso eleito, adotará um novo modelo de gestão para a educação. Ele anunciou o programa Minas Educa Mais, com a promessa de atuar em três frentes: valorização dos professores, ampliação da rede de ensino integral e a expansão do ensino profissionalizante. O candidato disse que a criação do novo programa terá como objetivo reforçar a política remuneratória praticada pela atual gestão.

“Vamos fazer uma revolução na educação a partir do Minas Educa Mais. Nosso objetivo é aumentar a remuneração inicial dos professores das escolas estaduais. Vamos, em parceria com os professores, criar condições para a requalificação do educador, para a promoção automática daqueles que concluírem mestrado ou doutorado. E vamos criar condições para que ele possa optar pelo trabalho integral em uma só escola”, explicou Pimenta. Ele prometeu também reforçar o Programa de Educação Profissional (PEP) e destacou a eficiência do programa Reinventando o Ensino Médio, ações desenvolvidas pela atual administração.

Em sua passagem pelo Sul de Minas, o ex-ministro informou também que será meta de seu governo o equilíbrio econômico das regiões do estado. Para isso, vai aproveitar as riquezas locais referentes à produção agrícola e mineral, desenvolvendo indústrias de alta tecnologia. O tucano garantiu ainda fortes investimentos nas áreas mais pobres: Norte e vales do Jequitinhonha e Mucuri. “Temos regiões muito ricas, temos outras regiões medianas e temos algumas regiões muito pobres. O nosso esforço vais ser equilibrar todas essas regiões, buscar o equilíbrio. Para isso, é preciso fortes investimentos nas áreas mais pobres. Os últimos governos do nosso lado já vêm fazendo isso, mas queremos aprofundar mais esse investimento, essa atenção”, afirmou o candidato, que ontem fez campanha em Pouso Alegre e Itajubá.

Especificamente para o Sul, Pimenta da Veiga prometeu desenvolver um trabalho em torno da industrização, o que inclui uma revisão das questões tributárias e de crédito. “Vamos buscar todas as facilidades, todos os atrativos, para gerar trabalho e renda aqui na região”, disse o tucano, completando que o programa de governo inclui o desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)