(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimentel critica judicialização para distribuição de remédios gratuitos em Minas

De acordo com o candidato do PT, é preciso melhorar o diálogo com o Ministério Público e o Judiciário, além de montar uma rede de distribuição de medicamentos em todo o estado


postado em 29/08/2014 13:07 / atualizado em 29/08/2014 19:22

O candidato do PT ao governo de Minas, Fernando Pimentel, disse nesta sexta-feira, que, se eleito, vai buscar reduzir a judicialização para o fornecimento de medicamentos na rede SUS. De acordo com Pimentel, é preciso “bom senso” e “um diálogo muito ativo” com o Ministério Público estadual (MPE) e o Judiciário. “ Para que eles (MPE e Judiciário) ajudem na construção das políticas públicas”, justificou. O candidato esteve reunido na manhã de hoje com representantes do Conselho Regional de Farmácia, em Belo Horizonte.

Para Pimentel, não é possível que “esse tipo de procedimento” – ação na Justiça para obrigar o estado a fornecer medicamento-, “force a política pública a o desviar o seu rumo”. “Não podemos ter a todo momento políticas públicas atropeladas por decisões individuais, por mais justas que sejam esse tipo de reivindicação, elas têm que ser enquadradas dentro um procedimento mais geral”, disse o candidato petista.

Pimentel disse ainda que virou “cultura geral”, não só em Minas, mas em todo o país, entrar na Justiça para ganhar medicamentos do SUS que sequer estão aprovados pela Anvisa, ou seja, não encontram-se disponíveis no Brasil. O candidato disse também que apenas os medicamentos mais usuais, “de uso corriqueiro", podem ser considerados como "falha do estado" não serem fornecidos pelo SUS. “Nesse caso, vamos corrigir montando uma boa rede logística (de distribuição de medicamentos nas regiões do estado”, prometeu Pimentel, para quem o atual governo do estado tem falhado nesse aspecto. “É muito comum no interior a queixa de falta de medicamentos, na rede do SUS”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)