(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

TRE altera tempos dos candidatos ao Senado e à Assembleia Legislativa na TV

Mudanças foram feitas depois da confirmação de mais um partido na disputa e da impugnação de outro


postado em 16/08/2014 06:00 / atualizado em 16/08/2014 07:17

Com o resultado do julgamento das candidaturas impugnadas pelo Ministério Público, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu ontem a nova distribuição do tempo de propaganda eleitoral de rádio e televisão para os cargos de senador e deputado estadual em Minas. A mudança foi necessária porque na veiculação de programas dos candidatos ao Senado entrou uma legenda que não havia sido contabilizada na primeira divisão e no espaço reservado aos que tentam uma vaga na Assembleia saiu um partido. As exibições dos programas começam na terça-feira.


Os ajustes são pequenos

A coligação Todos por Minas, do ex-governador Antonio Anastasia (PSDB), perdeu quatro segundos na propaganda para o Senado, passando de 4’06” para 4’02”. Apesar disso, se mantém com o maior tempo. A alteração ocorreu porque o PSDC, que não foi considerado no primeiro sorteio, já que a chapa havia sido indeferida pelo TRE, agora entrou na conta. Para isso, a legenda apresentou dois substitutos para os suplentes. O candidato ao Senado José Tarcisio dos Santos era o único que estava com a situação legal e foi mantido. Na redistribuição, o PSDC ficou com 25 segundos por bloco e foi incluído no último lugar na ordem de apresentação.

Já na campanha para o Legislativo, o PCO foi excluído da disputa por ter descumprido a cota de participação feminina na disputa. Era preciso ter 30% das candidatas mulheres e a legenda apresentou apenas dois nomes de homens, que renunciaram. A legenda não recorreu e teve os seus 26 segundos distribuídos entre as demais coligações. Os integrantes do Minas pra Você, que reúne PT, PROS, PMDB e PRB e dispõe do maior tempo, ganharam mais dois segundos, passando de 5’07’’ para 5’09’’. Já as coligações Avante Minas (PTB e SD), Minas Melhor (PSC, PTC e PSL), A voz de Minas (DEM, PSDB, PP, PSD e PPS) e o PTdoB ganharam sobras de inserções.

O tempo e a ordem da propaganda dos candidatos ao governo não foi alterado, apesar da mudança ocorrida com a renúncia de André Alves, do PHS, pela coligação Mais Minas (PTdoB, PRP, PHS e PEN). Isso porque começou a contar nesta quinta-feira o prazo de 10 dias para que a chapa apresente substituto ou não. O candidato teria um minuto.

Também não foram retirados os 50 segundos do PCO, apesar de o registo da candidata Cleide Donária ter sido negado pelo TRE. O tempo foi mantido porque o recurso da legenda ainda está em fase de julgamento pelo Tribunal. A situação dos candidatos do partido a deputado federal, também indeferidos, ainda está em análise.

CAMPANHA

Os candidatos ao Governo de Minas Gerais deram uma pausa na campanha em razão de luto pela morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), que concorria à Presidência. Candidato do partido de Campos, o ex-prefeito de Juiz de Fora, Tarcísio Delgado, informou ontem pelo Facebook que seguiu para Recife para reverenciar a memória do presidenciável. “Ontem ouvi uma declaração que resume bem este instante: ‘estou com saudade do futuro’. Eduardo Campos não será esquecido”, postou Delgado, que mudou sua foto de capa do Facebook para um fundo preto e uma frase de Campos.

Quem também externou o luto na rede social foi o ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga (PSDB). O tucano aderiu ao fundo preto nas fotos de capa e do perfil do Facebook, além de parar a agenda de campanha. No site da campanha, uma grande foto de Eduardo Campos aparece na capa com a notícia de lamento de Pimenta pela morte. O candidato do PT, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel, paralisou por três dias a campanha, em sinal de luto. Ele anunciou que retoma hoje as atividades , com um encontro com lideranças políticas e caminhada em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata.

 

 

Tempo de TV dos candidatos ao Senado

» PCB - Pablo Lima: 25”
» MINAS PRA VOCÊ    (PRB / PT / PMDB / PCdoB / PROS) - Josué Alencar: 2’56”
» TODOS POR MINAS (PP / PDT / PTB / PSL / PTN / PSC / PR / PPS / DEM / PMN / PTC / PV / PSDB / PSD / SD) - Antonio Anastasia: 4’02”
» FRENTE DE ESQUERDA SOCIALISTA (PSOL / PSTU) - Geraldo Batata: 27”
» MAIS MINAS (PTdoB / PRP / PHS / PEN) - Edilson Nascimento: 30”
» PCO - Graça: 25”
» MINAS QUER MUDANÇA (PRTB / PSB / PPL) - Margarida Vieira: 48”
» PSDC - Tarcisio: 25”
Fonte: TRE/MG


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)