(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimentel volta a criticar desempenho da economia mineira

O petista citou o último estudo promovido pela consultoria inglesa Economist Inteligence Unit, que avalia a competitividade nos estados. Minas caiu da terceira para a sexta posição


postado em 30/07/2014 00:12 / atualizado em 30/07/2014 07:29

Pimentel inaugurou comitê e citou queda em ranking de competitividade(foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)
Pimentel inaugurou comitê e citou queda em ranking de competitividade (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)

O candidato a governador Fernando Pimentel (PT) voltou a atacar o desempenho econômico do estado de Minas Gerais durante as gestões dos tucanos Aécio Neves e Antonio Anastasia. O petista, que foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, citou o último estudo promovido pela consultoria inglesa Economist Inteligence Unit, que avalia a competitividade nos estados. Minas caiu da terceira para a sexta posição.

“O ranking é apurado em indicadores relacionados ao governo do estado, como ambiente de negócios, legislação tributária e questões de leis de regulação”, disse o ex-ministro. “Mostra mais uma vez a ausência de um projeto de desenvolvimento econômico para Minas Gerais”, completou Pimentel, ontem, ao inaugurar seu comitê de campanha, na Avenida Afonso Pena, no Bairro Funcionários.

O levantamento citado pelo candidato foi encomendado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e considera itens como a infraestrutura e burocracia, avaliando com notas que vão de um a 100 em oito itens: ambiente político, ambiente econômico, regime de impostos e regulação, políticas para o investimento estrangeiro, recursos humanos, infraestrutura, inovação e sustentabilidade.

De acordo com o ranking, São Paulo e Rio de Janeiro estão em primeiro lugar, mantendo a posição do último levantamento. Minas Gerais, entretanto, passou do terceiro para o sexto posto, sendo superado por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Para Pimentel, Minas perdeu competitividade devido a “12 anos de governo tucano”. O ex-ministro entende que as administrações de Aécio Neves e Antonio Anastasia não foram capazes de repetir o que ele avalia como “pujança” do Brasil durante as administrações federais de seus correligionários, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente candidata à reeleição Dilma Rousseff.

Para tentar melhor a competitividade do estado, Pimentel propôs: “Corrigir com um projeto de desenvolvimento econômico que se preocupe de fato com Minas Gerais do jeito que ela é. Com a Minas Gerais real e não a da propaganda. Voltado para população, carinhoso, participativo é que vamos recuperar o atraso econômico que estamos vivendo hoje”.

SINERGIA Ao ser questionado se a inauguração do comitê de campanha no mesmo espaço onde funcionará o comitê da presidente Dilma Rousseff pode aumentar a integração entre as duas campanhas, Pimentel respondeu que o processo segue um “ritmo normal”. O candidato destacou que estará com a presidente na sexta-feira, em Montes Claros. Vale lembrar que grande parte do material de campanha, como adesivos, banners e panfletos de Pimentel, não traz o nome da presidente Dilma e muitos estão na cor azul, que é historicamente associada aos tucanos. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)