(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamentares influentes no Legislativo estão fora da disputa à reeleição

No Senado, também saem de cena figuras conhecidas, como o senador Pedro Simon (PMDB-RS) e o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP)


postado em 29/07/2014 06:00 / atualizado em 29/07/2014 08:08

Waldemir Barreto/Agência Senado(foto: Pedro Simon, uma das figura mais conhecidas do Senado, sai de cena )
Waldemir Barreto/Agência Senado (foto: Pedro Simon, uma das figura mais conhecidas do Senado, sai de cena )

Brasília – Dos 513 deputados, 398 tentarão se reeleger nas eleições deste ano para ocupar novamente uma cadeira da Câmara. Além da taxa menor de deputados que tentarão a reeleição em relação a outras eleições, a Câmara também perderá personagens que há anos influenciam e comandam os debates na Casa, Alguns deles alçarão voos mais ousados. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), tentará se eleger para o governo de seu estado. O líder do PSB, Beto Albuquerque (RS), e o ex-líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), disputarão uma vaga ao Senado.

E o novato Romário (PSB-RJ), com apenas um mandato, também tentará o Senado. Há entre os deputados os que não disputarão nenhum cargo, como o tucano Emanuel Fernandes (SP), Aberlado Lupion (DEM-PR), Inocêncio Oliveira (PR-PE), Alfredo Sirkis (RJ) e Walter Feldman (SP), que tentaram criar a Rede e acabaram se filiando ao PSB.

No Senado, também saem de cena figuras conhecidas, como o senador Pedro Simon (PMDB-RS) e o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP). Na eleição deste ano, 27 senadores terminarão seus mandatos e apenas nove deles tentarão se reeleger. Outros cinco disputarão outros cargos, mas 12 deles desistiram de concorrer a qualquer cargo. Entre os 54 que ainda terão quatro anos de mandato, 20 disputarão as eleições deste ano, entre eles Aécio Neves (PSDB-MG), candidato à Presidência da República.

Prestação de contas

A Justiça Eleitoral começou a receber ontem a primeira parcial da prestação de contas de campanha de candidatos, partidos e comitês financeiros. É a primeira vez em eleições gerais que essas informações estarão disponíveis ao público antes do pleito. Deverão ser detalhados os recursos, em dinheiro ou estimáveis, para o financiamento da campanha, bem como discriminação dos gastos. O prazo dessa primeira etapa termina no sábado. As eleições municipais de 2012 foram as primeiras em que o acesso à lista de doadores e fornecedores, bem como outras informações financeiras, foi divulgado antes do resultado das urnas. A Justiça Eleitoral deverá divulgar os dados da primeira parcial em 6 de agosto. A segunda parcial está marcada para o período de 28 de agosto a 2 de setembro. Todos os candidatos deverão enviar as prestações de contas finais até um mês após o pleito. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)