(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Candidatos insistem em fazer referência à profissão no nome usado nas urnas

Candidatos ao Legislativo adotam a prática, apesar de pleitos anteriores mostrarem que a estratégia não é garantia de sucesso


postado em 26/07/2014 06:00 / atualizado em 26/07/2014 07:11

Médicos, professores, policiais e motoristas se enfrentarão em Minas Gerais nas eleições de outubro na disputa por vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Orgulhosos do que fazem, colocaram nos nomes de urnas as profissões que exercem. Resultados anteriores, no entanto, indicam que a estratégia não tem sido suficiente para o sucesso nas eleições. O caso mais expressivo é o do ex-diretor-geral da Polícia Federal, Agílio Monteiro Filho.

Autobatizado para a disputa como Delegado Agílio Monteiro, o ex-policial federal é candidato pela terceira vez. Em 2002 e 2006, buscou vaga na Câmara  e perdeu. Em 2014, tentará eleição para a Assembleia Legislativa.

Agílio era diretor-geral da Polícia Federal em 2002, quando uma operação da PF apreendeu R$ 1,3 milhão na sede de uma construtora da capital maranhense, São Luís, que pertencia à família de Roseana Sarney. À época, a filha de José Sarney articulava sair candidata à Presidência da República contra Luiz Inácio Lula da Silva. Uma foto tirada na empresa com o dinheiro apreendido sobre uma mesa, porém, acabou com o sonho de Roseana. Depois das derrotas nas urnas, Agílio ocupou cargos no governo de Minas Gerais.

Uma das profissões com maior possibilidade de atrair votos, conforme os registros enviados à Justiça Eleitoral, é a de professor. São 17 candidatos que comandam salas de aula na disputa por vagas na Assembleia Legislativa e outros 10 na briga por cadeiras na Câmara dos Deputados. Nas eleições de 2010, ninguém que tenha “professor” no nome de urna venceu as eleições para qualquer uma das duas casas. Outra profissão usada na disputa é a de médico. São dois doutores em campanha pela Câmara e um na disputa pela Assembleia.

Na Casa, há hoje um deputado que usou o título no nome de urna. Doutor Wilson Batista (PSD). Na eleição anterior, o parlamentar ficou como suplente e assumiu o posto com a renúncia de Elmiro Nascimento (DEM). Wilson é cirurgião. Na Câmara, também há um parlamentar que adotou a mesma estratégia, Dr. Grilo, que, no entanto, é advogado. Filiado ao Solidariedade, o deputado conseguiu a última das 53 vagas que Minas Gerais tem na Casa, com 40.093 votos. O primeiro colocado foi Rodrigo de Castro (PSDB), com 271.306 votos.

Há ainda na disputa de outubro dois candidatos condutores profissionais de veículos. Um, é Paulinho Motorista (PSB), ex-vereador em Belo Horizonte. Em 2012, o concorrente perdeu a reeleição para a Câmara Municipal e, agora, tenta vaga na Câmara dos Deputados. Ainda na área de transporte, Marquinho do Mototáxi (PSC) tenta cadeira na Assembleia Legislativa. Terá como concorrente, na área da beleza, Tonhão Cabeleireiro (PTdoB), e, na da saúde, Alessandra Farmacêutica (PPS). Do setor de finanças, Gil Contador (PTdoB), também registrou candidatura na Justiça Eleitoral.

Impedimento
Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de março de 2014 impede que candidatos nas eleições usem nomes de urna vinculados a órgãos públicos. Conforme o texto, “não será permitido, na composição do nome a ser inserido na urna eletrônica, o uso de expressão e/ou siglas pertencentes a qualquer órgão da administração pública direta, indireta federal, estadual, distrital e municipal”. A resolução atende a pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU) em 2013. A avaliação é que o candidato poderia apresentar falsa expectativa de que, caso vencesse a disputa, poderia ter acesso facilitado à estrutura do governo e, assim, ajudar seus eleitores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)