(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Plenário do TCU isenta Dilma do processo de Pasadena


postado em 23/07/2014 18:32 / atualizado em 23/07/2014 19:01

Por unanimidade, o plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu seguir a opinião do ministro relator José Jorge sobre supostas irregularidades na aquisição da refinaria de Pasadena pela Petrobras. Com a decisão, o processo será convertido em uma tomada de contas especial (TCE), podendo alterar valores, retirar dirigentes da estatal citados ou até incluir novos nomes.

A decisão exclui, inicialmente, os conselheiros da Petrobras que na época deram aval ao negócio - entre eles, a presidente Dilma Rousseff. O final da sessão teve um pedido de vista feito pelo ministro Benjamin Zymler, retirado posteriormente após voto antecipado dos demais ministros.

Durante as discussões, o ministro André de Carvalho chegou a dizer que seria favorável à inclusão dos membros do Conselho da Petrobras no novo processo. Após a decisão, o relator José Jorge disse à imprensa que a decisão foi por "concentrar a responsabilização e possível punição nos membros da diretoria executiva", mas não excluiu a possibilidade de chamar os conselheiros durante o TCE, caso sejam trazidos novos elementos.

"Dependendo do que disserem, isso será realizado", disse, em relação aos depoimentos dos citados. Jorge afirmou ainda que a previsão é que o relatório sobre o novo processo fique pronto em cerca de 90 dias.

 Com Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)