(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aécio encontra Durão Barroso e critica política externa


postado em 21/07/2014 19:07 / atualizado em 21/07/2014 20:29

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, criticou nesta segunda-feira a política externa brasileira, após se encontrar com o presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Durão Barroso. O tucano atacou a suposta prioridade do governo da presidente e candidata à reeleição pelo PT Dilma Rousseff a uma política externa que daria prioridade ao "alinhamento ideológico".

"Foi um oportunidade de falarmos um pouco sobre Europa e Mercosul. Tanto eu quanto ele percebemos que o atraso das negociações da parceria do Mercosul com a União Europeia, na verdade, está impedindo o Brasil de já receber benefícios importantes dessa parceria", declarou Aécio após a conversa, no Hotel Sofitel, em Copacabana, na zona sul do Rio.

"Não é desconhecido do mundo que a União Europeia tem feito parcerias bilaterais com vários países, com várias regiões, inclusive com a nossa, com a Aliança do Pacífico e agora com os Estados Unidos e tudo isso vai tirando espaço das negociações que poderiam beneficiar o Brasil. Infelizmente,temos hoje uma política externa que prioriza o alinhamento ideológico em detrimento de parcerias comerciais que poderiam gerar mais renda mais emprego, a inclusão das empresas brasileiras nas cadeias globais de produção."

Segundo Aécio, Durão Barroso estaria tentando antecipar entendimentos com o Mercosul. "Infelizmente, essa agenda ficou para 2015. No momento em que nós tivermos um governo que não busque apenas aliança entre vizinhos, mas alianças que possam ajudar a desenvolver a nossa economia, o entendimento com a União Europeia vai avançar. Espero que isso possa ocorrer a partir de 2015", afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)