(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimenta e Pimentel abordam temas nacionais na campanha eleitoral em Minas

Pimenta da Veiga acompanha nesta segunda-feira Aécio na viagem ao Santuário da Piedade, em Caeté, enquanto Pimentel aguarda a visita de Dilma e Lula na próxima semana, em Montes Claros


postado em 21/07/2014 00:12 / atualizado em 21/07/2014 07:50

(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Os dois principais candidatos ao governo tiveram um fim de semana agitado. Ontem, Pimentel participou de encontro com jovens. No sábado, Pimenta da Veiga pediu votos em Paracatu, no Noroeste de MG(foto: Rodrigo Lima/ Nitro)
Os dois principais candidatos ao governo tiveram um fim de semana agitado. Ontem, Pimentel participou de encontro com jovens. No sábado, Pimenta da Veiga pediu votos em Paracatu, no Noroeste de MG (foto: Rodrigo Lima/ Nitro)

As campanhas estadual e federal começam a se misturar nos próximos dias em Minas Gerais. Com a presença dos candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) já confirmada nos palanques de Fernando Pimentel (PT) e Pimenta da Veiga (PSDB), temas nacionais devem entrar nas discussões dos candidatos ao Palácio Tiradentes. Enquanto o tucano espera que seu principal cabo eleitoral ajude a turbinar seus votos no estado, o petista ressalta que as duas disputas terão debates diferentes e que serão bem separadas pelo eleitor mineiro. Aécio estará hoje em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em sua primeira agenda de campanha no estado. Já os caciques petistas, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estarão no estado na próxima semana, em Montes Claros, no Norte de Minas.


Na manhã desse domingo, durante reunião com jovens de partidos aliados, Fernando Pimentel avaliou que os eleitores mineiros deverão separar as propostas e debates para cada um dos cargos e que as escolhas para governador e presidente exigem tipos diferentes de reflexão. “Os eleitores são maduros e conscientes, votam sabendo o que querem para cada voto. Alguma influência (a disputa nacional) deve ter, mas é muito menor do que vejo os analistas dizerem”, disse.

O petista avaliou que os votos de presidente não puxam votos para governador ou vice-versa e afirmou que considera um erro do PSDB acreditar que os votos conquistados por Aécio Neves em Minas serão transferidos para o ex-ministro Pimenta da Veiga. “Cada um cuida de sua campanha, mas acho que o adversário incorre em um erro grave ao achar que a decisão de voto para presidente vai influir para a decisão de voto para governador. As pessoas vão se motivar pelas melhores propostas para o estado”, disse Pimentel.

Sobre a aliança feita com o então governador e agora adversário Aécio Neves, em 2008, para a eleição do prefeito Marcio Lacerda (PSB), o petista afirmou que a parceria com o tucano foi benéfica para a cidade naquele momento, mas que não confundirá o eleitor nas eleições deste ano. “Há uma certa confusão nessa lembrança. Em 2008, tínhamos muitos projetos e obras em andamento para BH e entendemos, tanto eu quanto o governador na época (Aécio Neves), que o melhor seria apoiar um candidato que não fosse do meu partido nem do dele para que tudo pudesse prosseguir sem interrupção. Não me arrependo daquele acordo eleitoral”, explicou.

No encontro com jovens de vários partidos na sede estadual do PT, Pimentel recebeu propostas elaboradas por grupos temáticos e conversou com eles sobre as principais demandas para as áreas de mobilidade, educação, cultura e ações destinadas ao público jovem. “O governo do estado não tem hoje uma política específica para a juventude, orientada para encaminhar temas que mobilizam a juventude. Um tema que preocupa muito é o da violência. Entre os jovens de Minas, aumentou mais de 50% o índice de homicídios, um dos mais altos no sudeste. É também em torno de 50% o índice de evasão no ensino médio mineiro”, afirmou o petista. Segundo ele, faltam ainda programas mais efetivos de combate às drogas, incentivos às atividades culturais e centros de referência para a juventude.

Padroeira

O candidato tucano ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, não teve agenda de campanha nesse domingo. Nesta segunda-feira, ele acompanha o candidato a presidente Aécio Neves na visita ao Santuário da Serra da Piedade, padroeira de Minas Gerais. A visita segue uma tradição iniciada pelo presidente Tancredo Neves, avô de Aécio. Também estarão presentes os candidatos a vice-governador, Dinis Pinheiro, e a senador, Antonio Anastasia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)