(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimenta da Veiga critica inflação alta

Na Feira dos Produtores, candidato do PSDB ao Palácio da Liberdade confere preços e afirma que estouro da meta do IPCA é 'crime' provocado pela política econômica do governo federal


postado em 10/07/2014 00:12 / atualizado em 10/07/2014 08:00

Pimenta da Veiga (E) e Dinis prometem política de valorização das pequenas e médias empresas(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Pimenta da Veiga (E) e Dinis prometem política de valorização das pequenas e médias empresas (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

Com a justificativa de verificar a alta de preços nas prateleiras, o candidato do PSDB a governador de Minas Gerais, Pimenta da Veiga, percorreu nessa quarta-feira as barracas e conversou com lojistas da Feira dos Produtores, em Belo Horizonte. E aproveitou para criticar a alta da inflação no Brasil, apontada na terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 12 meses, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 6,52%, acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central, de 6,5%. A meta de inflação para 2014 estipulada pelo BC é de 4,5%, com tolerância de mais dois pontos percentuais.

“Eu quis vir aqui conferir um pouco os preços, porque com a inflação aumentando, tenho ouvido frequentemente de donas de casa, de pessoas por onde ando, a preocupação com os preços”, afirmou o candidato, que experimentou queijo, biscoito de polvilho e tomou café com os lojistas, que, segundo ele, teriam reclamado muito do aumento dos preços e as dificuldades para o comércio. Pimenta da Veiga disse ainda que o governo federal está cometendo um “crime” ao “brincar” com a inflação e que a tendência para o futuro é ainda pior.

“Isso (aumento do índice inflacionário) é um crime, porque a inflação faz mal a todo mundo, mas faz mais aos pobres. É uma atitude absolutamente incorreta do governo federal. Ontem (terça-feira) foi um dia trágico do ponto de vista econômico”, afirmou. Caso eleito em outubro, Pimenta da Veiga prometeu valorizar os pequenos e médios empresários. “É um erro achar que só a grande empresa interessa à economia”, alegou. O tucano ressaltou também que os grandes empregadores são esses empresários.

Questionado sobre o programa para a mobilidade urbana, Pimenta da Veiga disse que uma de suas prioridades será um projeto de transporte sobre trilhos que atenda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Caso eleito, o tucano promete tentar emplacar com o governo federal uma obra de transporte coletivo de massa que vá de Betim ao Aeroporto de Confins e de Ribeirão das Neves ao Jardim Canadá, em Nova Lima.

O presidente da Assembleia Legislativa e candidato a vice-governador Dinis Pinheiro (PP) participou da caminhada de Pimenta pela Feira dos Produtores e fez questão de cumprimentar os populares antes da chegada do companheiro de chapa. De acordo com ele, sempre que possível estará ao lado do tucano, mas estão sendo preparadas agendas separadas. A estratégia da chapa é levar Dinis, deputado estadual mais votado nas eleições de 2010, especialmente para o interior do estado, onde ele tem bom trânsito com prefeitos e líderes partidários.

Até o início da semana que vem, a campanha do tucano começa a divulgar nas ruas o material gráfico do candidato – por enquanto, já é possível ver alguns adesivos de automóveis. Hoje o candidato terá um encontro com assessores para discutir o assunto. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)