(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governador de pernambuco João Lyra vai buscar verba com Dilma

Com apenas oito meses de gestão pela frente, o socialista quer garantir, o quanto antes, a liberação de empréstimos contratados pelo governo do estado


postado em 23/04/2014 08:37

A pauta da reunião que o governador de Pernambuco João Lyra Neto (PSB) terá com a presidente Dilma Rousseff (PT) está definida. Com apenas oito meses de gestão pela frente, o socialista quer garantir, o quanto antes, a liberação de empréstimos contratados pelo governo do estado. Assim, a conversa irá girar, prioritariamente, em torno do Programa de Reestruturação de Ajuste Fiscal (PAF). A meta de investimentos para 2014 é de R$ 3,7 bilhões.

“Temos empréstimos contratados com instituições financeiras nacionais e internacionais e, para que se efetue a liberação, precisamos da avaliação do PAF. Como Pernambuco cumpriu todas as metas, acredito que será atendido”, comentou Lyra, ontem, após uma visita de cortesia ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Foi a primeira vez que o governador do estado esteve no gabinete do procurador-geral de justiça, Aguinaldo Fenelon. O valor exato dos empréstimos não foi divulgado.

Nos dois primeiros meses deste ano Pernambuco registrou o menor volume de repasses da União por meio de convênios na gestão Dilma Rousseff (PT). Foram R$ 80 milhões. João Lyra assumiu o governo fazendo as contas de quanto teria em caixa para poder concluir obras iniciadas na “era” Eduardo Campos, especialmente as de mobilidade, além de imprimir à gestão dele uma marca própria. A preocupação persiste e a equipe de gestão também corre contra o tempo para apresentar projetos e firmar convênio até junho, prazo estipulado pela justiça eleitoral em anos de eleição.

Durante o encontro com a presidente, João Lyra Neto pretende abordar, ainda, obras de mobilidade. Na lista estariam as maiores do estado: a Ferrovia Transnordestina, cuja previsão de entrega era 2010, e o Arco Metropolitano, cujo edital de licitação o governador espera ter lançado em junho. Convênios com o Ministério do Desenvolvimento Agrário também vão entrar na pauta.

A data para a reunião com a presidente Dilma ainda não está definida, devendo ocorrer entre os dias 28 e 30 próximos. Quando for a Braslía, Lyra também terá uma reunião com o ministro da Saúde. “Temos muitas obras e ações em conjunto com o Ministério da Saúde”, comentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)