(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oposição tenta ouvir Gabrielli

O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), protocolou nessa terça-feira dois requerimentos de convite para Gabrielli, ex-presidente da Petrobras


postado em 23/04/2014 00:12 / atualizado em 23/04/2014 07:23

Brasília – Após as declarações do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli de que a presidente Dilma Rousseff deveria assumir suas responsabilidades sobre a negociação envolvendo a refinaria de Pasadena (EUA), a oposição na Câmara tentará ouvi-lo para que ele dê novas explicações sobre o caso. O líder do DEM na Casa, Mendonça Filho (PE), protocolou nessa terça-feira dois requerimentos de convite para Gabrielli: um para a comissão de Fiscalização Financeira e Controle e outro para a de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

O objetivo é que o ex-presidente explique a "guerra de versões" entre o que afirmou o governo e o que dizem ex-diretores da estatal. Em entrevista, Gabrielli afirmou que Dilma "não pode fugir da responsabilidade" sobre o caso.  Quando veio à tona a informação de que Dilma votou pela  compra da refinaria  como presidente do Conselho de Administração da Petrobras , ela disse que aquisição se realizou com base em  documento "técnica e juridicamente falho".

Os dois requerimentos serão votados nesta quarta-feira. No entanto, a oposição já prepara uma estratégia para o caso de derrota: propor à comissão externa da Câmara que investiga a relação da SBM Offshore com a Petrobras que faça o convite.

Nessa terça-feira, esse colegiado decidiu pedir à Justiça licença para ouvir o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava a Jato. O colegiado aprovou também um convite para que Renato Cabral, presidente da Astromarítima, preste esclarecimentos sobre as denúncias de propina em seis contratos com a Petrobras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)