(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em ano eleitoral, ruas de BH são 'enfeitadas' com agradecimentos aos políticos

Faixas de agradecimento pelos 'bons serviços' prestados por parlamentares ganham os bairros, mas moradores negam que tenham assinado as mensagens


postado em 20/04/2014 06:00 / atualizado em 20/04/2014 09:44

(foto: Alessandra Mello/EM/DA Press)
(foto: Alessandra Mello/EM/DA Press)


Os moradores de Belo Horizonte são mesmo desprendidos. Muitos não se importam em desembolsar cerca de R$ 85 – custo de uma faixa de 5 metros instalada –, às vezes até mais, para espalhar faixas por Belo Horizonte agradecendo a vereadores e deputados pelos bons serviços prestados à população. E também de correr o risco de serem multados pela Prefeitura de Belo Horizonte em valores que podem chegar até três vezes o custo de sua remoção, como prevê o Código de Posturas da capital.

Pelo menos é o que sugerem as faixas colocadas em algumas ruas da cidade enaltecendo ações de políticos candidatos às eleições de outubro. Elas são assinadas pelos “moradores” ou pela “comunidade”. Caso, por exemplo, de faixas espalhadas pelas ruas do Bairro Aparecida, na Zona Noroeste, reduto do vereador Wellington Magalhães (PTN). Cinco faixas colocadas em locais estratégicos e assinadas pela comunidade agradecem ao parlamentar pela “conquista do asfaltamento” das ruas da região. Detalhe: as ruas ainda não foram recapeadas, mas mesmo assim os moradores se anteciparam e antes mesmo da obra agradeceram ao vereador.

(foto: Alessandra Mello/EM/DA Press)
(foto: Alessandra Mello/EM/DA Press)

Uma das moradoras do bairro, M.A, 22 anos, garante que ninguém da comunidade tirou um centavo do bolso para agradecer o vereador. Segundo ela, as faixas são colocadas por pessoas ligadas ao parlamentar. “São as mesmas que põem faixas agradecendo pelas festas que ele sempre faz aqui para a comunidade, com direito a brinquedo para a criançada.” Um comerciante da região, que também pediu para não ter seu nome divulgado, disse que a faixa em frente ao seu estabelecimento foi instalada por um morador do bairro, funcionário da prefeitura, que é ligado ao vereador. “Ele me pediu para pôr uma faixa para alertar a população sobre a mudança da mão de trânsito em uma das vias do bairro. Nem percebi que era para agradecer pelo asfalto”, comentou.

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)


Mesmo caso da faixa que “enfeita” a Rua Humaitá, no Bairro Padre Eustáquio, Região Oeste de Belo Horizonte. A rua foi recapeada em quase toda a sua extensão. No fim dela, uma placa agradece ao vereador Orlei Pereira (PTdoB) e ao deputado estadual João Vitor Xavier pela obra. Segundo um morador de uma casa próxima, o “agradecimento” apareceu há duas semanas, no meio da madrugada. “Acordamos e ela estava lá. Duvido que alguém daqui da rua tenha feito isso. Devem ter sido os caras da faixa que colocaram”, comentou. No Bairro Grajaú, na Rua General Andrade Neves, uma faixa que ficou pendurada durante semanas no fim do ano passado agradecia ao deputado federal Luis Tibé (PTdoB) pela construção de um quebra-molas.

Nas últimas semanas, as faixas com agradecimentos podem ser vistas em bairros como o Aparecida, São Luiz, Padre Eustáquio. No Buritis, a mensagem teve até resposta em outra faixa(foto: Facebook/Reprodução)
Nas últimas semanas, as faixas com agradecimentos podem ser vistas em bairros como o Aparecida, São Luiz, Padre Eustáquio. No Buritis, a mensagem teve até resposta em outra faixa (foto: Facebook/Reprodução)
Em uma praça do Bairro São Luiz, na Pampulha, uma faixa agradece ao vereador Juninho Los Hermanos (Pros) pela instalação de equipamentos de ginástica no local. Como todas as outras, ela é assinada pelos moradores da região. Já na rua Heitor Menim, no Buritis, Zona Oeste, os moradores se rebelaram contra uma publicidade desse tipo e responderam ao vereador Leo Burgues (PSDB), o homenageado pela “conquista do recapeamento” da via. “Não fez mais do que a obrigação”, diz a faixa, de autoria desconhecida, assinada por “moradores que pensam”. Essa durou pouco. Menos de uma semana depois ela foi retirada. Permanece no local apenas a que agradece à prefeitura e ao vereador. No quarteirão onde foi colocada, existem poucas casas. Nenhum morador assume a autoria da faixa. Pelo contrário, todos têm certeza de que ela foi colocada pelo próprio parlamentar. Nenhum deles quis se identificar.

O que diz a lei

O artigo 185 do Código de Posturas de Belo Horizonte proíbe a instalação de qualquer tipo de faixa em postes, árvores e equipamentos públicos. A única exceção são mensagens institucionais veiculadas pelo poder público, como a mudança de mão de direção no trânsito ou alteração do local do ponto de ônibus, entre outros. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)