(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma vai receber representantes do MST nesta quinta-feira

Na quarta, protesto que contou com mais de 20 mil militantes do movimento terminou em confusão


postado em 12/02/2014 19:14 / atualizado em 12/02/2014 19:26

A presidenta Dilma Rousseff terá uma audiência com representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) na quinta-feira, informou nesta tarde o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. O encontro foi negociado pelo ministro com a direção do movimento, após mais de 15 mil pessoas ocuparem a Praça dos Três Poderes.


Carvalho recebeu uma carta com as principais reivindicações do MST das mãos do dirigente João Pedro Stédile. “O fundamental para eles de fato é a questão do assentamento das famílias que ainda estão embaixo de lona pelo Brasil afora”, disse o ministro.

O documento assinado pelo 6º Congresso Nacional do movimento informa que há “mais de 100 mil famílias acampadas debaixo da lona preta”, como ficam os sem terra esperando os assentamentos. Gilberto Carvalho, por sua vez, disse que o número é controverso. “Fala-se em 100 mil, em 120 mil, o Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] diz que não é tanto. Nós não temos um número preciso, não há levantamento preciso”, disse.

O movimento informa que a média de famílias assentadas por desapropriações tem sido de 13 mil a cada ano, “a menor média após os governos da ditadura militar”. Segundo o ministro, há uma dinâmica na qual em alguns anos se avança mais, em outros menos. “No ano passado, de fato, foi um número menor de assentamentos”, admitiu Gilberto Carvalho.

O ministro iria colocar a presidenta a par da conversa com os representantes do MST após falar com os jornalistas. De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, ainda não há a confirmação de horário para o encontro, mas ele ocorrerá na manhã desta quinta-feira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)