(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de cidade no Ceará promove educação fiscal ao ritmo de Lady Gaga

Secretário de finanças de Aquiraz teve ideia de usar música famosa para chamar atenção da população sobre importância da arrecadação fiscal


postado em 20/12/2013 06:00 / atualizado em 20/12/2013 08:46

Com cerca de 900 acessos diários, o site teve um pico de 17 mil em um dia, depois que versão a politicamente e financeiramente correta da música, intitulada Tributos, passou a tocar automaticamente na seção da Secretaria de Finanças
Com cerca de 900 acessos diários, o site teve um pico de 17 mil em um dia, depois que versão a politicamente e financeiramente correta da música, intitulada Tributos, passou a tocar automaticamente na seção da Secretaria de Finanças

O que a cantora Lady Gaga tem a ver com o secretário de Finanças da Prefeitura de Aquiraz, no Ceará, Marcus Vinícius Machado? Uma estratégia inovadora bolada por ele para promover educação fiscal no município, que envolve uma paródia do sucesso da artista americana Bad Romance em português, fez tanto sucesso que chegou a tirar a página da prefeitura da internet. Com cerca de 900 acessos diários, o site teve um pico de 17 mil em um dia, depois que versão a politicamente e financeiramente correta da música, intitulada Tributos, passou a tocar automaticamente na seção da Secretaria de Finanças. “Quem quer bem-estar e ver a vida melhorar deve pagar os impostos direito”, diz a letra, elaborada para o Prêmio Cidadania e Educação Fiscal de 2011, promovido pela prefeitura.

A edição de 2013 teve como ganhadora uma aluna de 9 anos, que fez uma paródia de Show das poderosas, da cantora carioca Anitta, com a mesma temática. A música está sendo gravada e deve ser divulgada no ano que vem pela Secretaria de Finanças. “Temos cuidado para que nada desse material seja vendido. Quando você o utiliza para fins sociais não tem problema de direitos autorais”, explica o secretário, professor cedido pela Universidade Federal do Ceará e PHD em Educação Superior na área de Concentração de Finanças e Administração Pública pela Universidade do Arizona.

A paródia de Bad Romance, que pode ser ouvida no endereço https://sefin.aquiraz.ce.gov.br/, foi sugestão de um funcionário da secretaria colocá-la no site. “Eu achei legal a ideia, e realmente fez muito sucesso. Muitas secretarias da região estão visitando para saber como nosso trabalho está sendo feito e a Secretaria de Finanças do estado entrou em contato conosco também”, conta Marcus Vinícius em tom otimista. Além do prêmio, a secretaria está preparando um jornal de educação fiscal que será apresentado por crianças e exibido para elas. “Eu dou aula de teatro e de música também. As apresentações são feitas como peças de teatro e discussões sobre orçamento participativo, combate à corrupção e educação fiscal. Dizemos o que é o IPTU, ISS, ITBI e etc”, explica ele.

O projeto já teve alguns resultados imediatos: 18 pessoas chegaram na secretaria dizendo que estavam pagando impostos por causa da música. Contudo, diz Marcus Vinícius, mais resultados são esperados no futuro. “É um trabalho que vai durar de cinco a 10 anos. Trabalhamos com crianças de 8 a 10 anos, já percorremos 11 das 45 escolas de Aquiraz, e vamos percorrer todas elas”, promete.

“É importante que a criança entenda através da música e das atividades sobre cidadania e a importância de pagar os impostos. Teve muita piada sobre a música. Muita gente debochando, mas na verdade poucos municípios no país trabalham com educação fiscal”, admite o secretário. Ele assumiu o cargo há oito meses, e incentivou a criação do site da prefeitura, que entrou no ar em junho. Aquiraz é uma cidade na Região Metropolitana de Fortaleza com população de 25 mil habitantes, conhecida por um parque de diversões aquáticas. “Agora também vai ficar conhecida pela música”, brinca Marcus Vinícius.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)