(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em evento no Sul de Minas, Aécio relembra participação de Tancredo nas Diretas Já

Um grande painel estampando imagens da capa e de páginas internas do Estado de Minas de 20 de novembro de 1983 foi montado no evento, realizado pelo PSDB


postado em 20/11/2013 06:00 / atualizado em 20/11/2013 07:24

Aécio discursa no evento do PSDB em Poços. Atrás e no destaque, o painel com as páginas do Estado de Minas (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)
Aécio discursa no evento do PSDB em Poços. Atrás e no destaque, o painel com as páginas do Estado de Minas (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)

A comemoração dos 30 anos de lançamento da Carta de Poços de Caldas, realizada na cidade no Sul de Minas, na segunda-feira, foi marcada por discursos que lembraram o movimento Diretas Já. Para marcar a importância que teve a data, um grande painel estampando imagens da capa e de páginas internas do Estado de Minas de 20 de novembro de 1983 foi montado no evento, realizado pelo PSDB. O painel serviu de pano de fundo para os discursos dos políticos que participaram da festa, incluindo o governador Antonio Anastasia, o senador Aécio Neves, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A manchete do Estado de Minas daquele dia era: “Tancredo e Montoro defendem diretas”. A chamada da capa informava: “Depois de uma reunião fechada de pouco mais de trinta minutos, num dos apartamentos do Hotel Palace, os governadores Tancredo Neves e Franco Montoro divulgaram uma nota oficial definindo uma ação conjunta a favor das eleições diretas. A nota, de quatro pontos, destaca a necessidade de não se cogitar nomes para a candidatura direta e reafirma a importância de que todos os segmentos da sociedade participem do movimento”. A capa era ilustrada com uma foto de Tancredo e de Montoro, então governadores de Minas e São Paulo.

Na declaração, os dois governadores cobraram a participação de todos os parlamentares no movimento que se iniciava, mas sem a indicação de nomes para a disputa eleitoral. “Não se deve cogitar, por enquanto, de candidaturas à Presidência, para não enfraquecer a luta pela eleição direta. Todas as forças devem ser concentradas na campanha pelo reconhecimento do direito que o povo tem de ser ouvido”, diz o texto da Carta de Poços de Caldas. A mobilização ganhou a simpatia da população, que foi às ruas para pedir a volta das eleições diretas. No entanto, o esforço não foi suficiente e no ano seguinte a eleição foi realizada de modo indireto, com a escolha sendo feita por um colégio eleitoral e não pelo voto popular.

Além das reportagens do Estado de Minas, imagens de Tancredo Neves e Franco Montoro e vídeos exibindo falas dos dois e de outros personagens do movimento, como Teotônio Vilela, ilustraram a comemoração dos 30 anos da Carta de Poços de Caldas, que contou ainda com a participação de oito governadores do PSDB. Durante o evento de segunda-feira, foi anunciada a candidatura do senador Aécio Neves ao Palácio do Planalto e coube ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso dar o pontapé inicial na campanha do neto de Tancredo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)