(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brasil e Peru celebram 10 anos de aliança, diz Dilma

A presidente, que faz uma visita oficial ao país pela quarta vez, destacou que o objetivo do encontro é continuar avançando na integração


postado em 11/11/2013 18:07 / atualizado em 11/11/2013 17:12

(foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
(foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira, 11, que Brasil e Peru já possuem um conjunto de projetos bilaterais que vem sendo implementado. "Celebramos esse ano, dez anos de nossa aliança estratégica. Um conjunto de projetos internacionais vem sendo implementado e os resultados têm sido muito concretos", disse, em Lima, durante cerimônia ao lado do presidente do Peru, Ollanta Humala

Dilma, que faz uma visita oficial ao país pela quarta vez, destacou que o objetivo do encontro é continuar avançando na integração. "E criamos grupo de trabalho para isso", afirmou.

A presidente brasileira oficializou o acordo na área de telecomunicação entre os dois países, que, segundo ela, "poderá servir de modelo para a toda a América do Sul". "Em telecomunicações, firmamos acordo que acaba com roaming entre cidades na fronteira", disse.

O acordo permitirá que os moradores da cidade de Assis Brasil, no Acre, pelo lado brasileiro, e os moradores das cidades peruanas de Inapari e Iberia possam falar em seus telefones celulares, sem ter de pagar o roaming internacional, naquela fronteira. Este será um projeto-piloto, que depois deverá ser estendido para outras áreas fronteiriças, mas sem data marcada. O segundo acordo é de cooperação entre as agências de água entre os dois países, e o terceiro que prevê o intercâmbio de experiência em relações trabalhistas.

A presidente afirmou ainda que, durante o encontro com o presidente Humala, as discussões mais importantes foram as do âmbito social. "Demos ênfase na questão da área social", reforçou, destacando que o Brasil tem se desenvolvido nesta área, pois produziu mudanças na distribuição de renda, afirmou, citando o Bolsa Família.

Dilma disse também que foram discutidas parcerias na área da saúde para produzir medicamentos no Peru. Segundo ela, o Ministério da Saúde comandará trabalhos com outras entidades para a produção de remédios contra a malária e a tuberculose.

Tráfico de pessoas


A presidente disse ter firmado um acordo de cooperação com Humala para combater o tráfico de pessoas. "Firmamos um acordo de cooperação para combater o tráfico de pessoas, principalmente os haitianos, pois consideremos que eles são bem-vindos e muitos são vitimas de coiotes", disse ela, numa referência às pessoas que atuam para a entrada de imigrantes ilegais nos países.

Ela pediu que os dois países desenvolvam a cooperação de tecnologia e a integração das indústrias, além de ampliar o comércio bilateral. "Olhamos com muita satisfação aumento do comércio, as exportações cresceram mais de 50%, e o Brasil terminará o ano como o terceiro maior parceiro comercial do Peru", disse. "O Brasil é o sexto maior investidor no Peru, com estoque de US$ 1 bilhão".

Dilma avaliou que os Países da Unasul têm obrigação de construir integração em um espírito democrático e lembrou que Humala presidiu a entidade. "A Unasul precisa ser fortalecida e a região tem futuro importante pela frente. É uma parceria que transcende as fronteiras e as relações Sul-Sul e tem um futuro importante porque a região vive em paz."

A agenda prevê a participação de Dilma na abertura de um seminário com empresários brasileiros e peruanos. Dilma também receberá as chaves da cidade de Lima das mãos da prefeita Susana Villarán. A volta da presidente ao Brasil está prevista para as 20 horas (horário de Brasília).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)