(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma afirma que espionagem do Brasil é diferente da feita pelos EUA

A presidente afirmou que no caso brasileiro não houve violação da legislação


postado em 06/11/2013 16:14 / atualizado em 06/11/2013 16:20

A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta quarta-feira que a espionagem feita pelo Brasil é diferente da praticada pelos EUA. Ela defendeu a prática brasileira e disse que todos os procedimentos foram feitos de acordo com a legislação. “E acho que não pode comparar o que a Abin fez em 2003 e 2004, até porque tem um lado dessa ação da Abin que, segundo eles, era contra inteligência, porque estavam achando que tinham interferências em negócios privados, negócios públicos no Brasil. Foi preventivo. Não levou a nenhuma consequência de espionar ninguém na sua privacidade”, disse. Sobre o cancelamento da visita aos Estados Unidos, a presidente  controu que só seria possível viajar naquele momento, se fosse feito um pedido de desculpas, o que não ocorreu.

Segundo a presidente, que comentou o assunto em entrevista ao Grupo RBS, do Rio Grande do Sul, além do Brasil, os Estados Unidos também espionaram outros países e de várias maneiras. “Se violou internet, violou a privacidade, e não foi só de chefes de Estado, mas de indivíduos e de empresas dentro de um processo que não tem muita justificativa de luta contra o terrorismo”, enfatizou. Dilma tratou como coisa antigo o fato de os países de espionarem, mas disse que isso se torna grave quando a soberania do Estado e os direitos humanos são afetados. “A questão da defesa e da inteligência dos governos é uma questão velha, remonta a todas as guerras, até medievais. Um Estado tinha de se informar sobre o outro. Isso é uma coisa. Outra coisa bem diferente é você violar a soberania e violar direitos humanos”, analisou.

Sobre o cancelamento da vista aos EUA, que ocorreria no final do mês passado, a presidente afirmou que esperava um pedido de desculpas. Dessa forma ela acredita que evitaria que ela e o presidente norte-americano fossem expostos a novos constrangimentos. “Eu iria viajar. A discussão que derivou dessas denúncias nos levou à seguinte proposta para os Estados Unidos: só tem um jeito de a gente resolver esse problema. Se desculpar pelo que aconteceu e dizer que não vai acontecer mais. Não foi possível chegar a esse termo”, contou.

Apesar disso, Dilma disse que as relações com o país não foi afetada, apesar de dizer que não considera “adequada” a espionagem. “Não há interrupção nas relações comerciais, não há interrupção nas relações diplomáticas, não há interrupção em nenhum nível nas relações tradicionais entre Brasil e Eua. Agora, não é possível que entre países amigos, com relações estratégicas, não se leve em consideração que não é possível espionar a presidente ou a primeira-ministra. Não é adequado”, ponderou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)