(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Anastasia sai na frente na disputa para vaga no Senado

Pesquisa EMData/Ufla/MDA, realizada entre os dias 12 e 15, aponta larga vantagem do governador em todos os cenários


postado em 17/10/2013 06:00 / atualizado em 17/10/2013 08:03

A pesquisa EMData/Ufla/MDA analisou três cenários na disputa pela única vaga no Senado Federal por Minas Gerais que se abrirá em 2015. No primeiro, o governador Antonio Anastasia (PSDB) atinge 62,6% das intenções de voto, seguido pelo presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil (PSB), com 10,8%, e de Josué Gomes (PMDB), filho do ex-vice-presidente José Alencar, escolhido por 3,4% dos entrevistados. Outros 13,6% dos eleitores votariam em branco ou anulariam o voto e 9,5% não souberam responder. A pesquisa ouviu 2.006 eleitores em 64 municípios mineiros. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.


O governador de Minas manteve vantagem nas três simulações e se confirma como uma opção forte do PSDB para garantir mais uma cadeira no Legislativo. Parlamentares tucanos afirmam, no entanto, que a candidatura de
Anastasia dependerá das articulações do senador Aécio Neves (PSDB) para a disputa pela Presidência da República. Caso lance seu nome, Anastasia deverá deixar o Palácio da Liberdade até abril, prazo definido pela Justiça Eleitoral para a desincompatibilização dos cargos no Executivo.


Na avaliação do diretor do MDA Pesquisa, Marcelo Costa Souza, o tucano tem uma grande vantagem em relação a qualquer adversário, sendo que no cenário mais desfavorável a vantagem de Anastasia fica próxima dos 40 pontos percentuais. “Isso é resultado de uma avaliação positiva à frente do governo de Minas”, avalia Souza. Outro ponto observado pelo pesquisador é que uma eventual ausência de Anastasia na disputa abrirá um grande espaço para os demais concorrentes.


O cartola atleticano se filiou no início do mês ao PSB e pode lançar sua candidatura como forma de garantir um palanque no estado para o governador de Pernambuco e provável candidato socialista Eduardo Campos. Já o filho do ex-vice-presidente se filiou ao PMDB com grande apoio do ex-presidente Lula, mas sua candidatura ao Senado não está definida e ele pode até mesmo disputar o governo de Minas ou formar chapa com o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT).


SEM VARIAÇÕES
No segundo e terceiro cenários avaliados na disputa para o cargo de senador, o desempenho do governador de Minas na pesquisa apresenta poucas variações, apesar da colocação de outros dois nomes na disputa. No segundo, Anastasia disputa a vaga com Alexandre Kalil e com o ex-governador e deputado federal Newton Cardoso (PMDB). Nessa situação, o tucano aparece com 58,8% das intenções de voto, seguido por Kalil, com 11,2%, e Newton, com 7,7%. O percentual de votos em branco é parecido com o resultado no primeiro cenário, 13,2%, e 9,1% dos entrevistados não escolherem nenhuma das opções.

Já na terceira simulação feita entre os dias 12 e 15, Anastasia recebeu 54,1% das intenções de voto, seguido pelo ex-ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB), com 15,8%, e Kalil, com 9,9%. Nesse cenário, 11,9% dos entrevistados votariam em branco ou nulo e 8,3% não souberam responder.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)