(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Assembleia de Minas registra nove migrações de deputados desde 2011

Desde a posse, as bancadas do PSDB e do PP foram as que mais cresceram


postado em 05/10/2013 06:00 / atualizado em 05/10/2013 11:39

Clique para ampliar e ver a lista completa
Clique para ampliar e ver a lista completa
Foram ao todo nove migrações partidárias na Assembleia Legislativa desde a posse dos deputados em 2011. Bancadas como as do PSDB e PP cresceram. Aquelas que mais perderam foram PDT, PHS e PSD. Este último, depois de sua criação em 2011, chegou a ter a maior bancada, com sete parlamentares. PT, PMDB e PTB ficaram estáveis.

Nas eleições de 2010 foram eleitos 13 tucanos. Apesar da saída do presidente da Casa, Dinis Pinheiro, que se filiou ao PP, o PSDB ficará com 15 parlamentares. No vai e vem, já havia se filiado ao PSDB João Vítor Xavier – eleito pelo PRP. Nos últimos dias, também migraram para o ninho Gustavo Valadares – eleito pelo DEM, mas que havia se filiado ao PSD – e Antônio Carlos Arantes ex-PSC.

O PP ganhou corpo. Dinis Pinheiro se filiou, para facilitar a composição da chapa majoritária do campo de sustentação ao governo Antonio Anastasia e levou consigo mais um parlamentar: Neilando Pimenta, que chegou na Casa pelo PHS, legenda que havia conquistado duas cadeiras. Como antes de Neilando Pimenta, Fred Costa já havia deixado o PHS para aterrissar no PEN, o PHS desapareceu no Legislativo estadual.

O PDT teve baixas expressivas. Saíram Tenente Lúcio – que foi para o PSB – e Gustavo Perrella, que aportou no novato Solidariedade. Da bancada original de cinco parlamentares, permanecem no PDT os deputados Alencar da Silveira, Sargento Rodrigues e Carlos Pimenta. Também o novo PSD não saiu bem no balanço de fim de prazo para que candidatos se aloquem nas legendas que pretendem concorrer ano ano que vem. Em 2011, o PSD chegou a ter sete deputados estaduais. Do PRTB, saíram para as fileiras do PSD Cássio Soares e Fabiano Tolentino. Do PSL, debandaram os três eleitos Dr. Wilson Batista, Hélio Gomes e Fábio Cherem. Do PMN saiu para o PSD Duarte Bechir e, mais tarde, do DEM, Gustavo Valadares. O que veio fácil, foi fácil. O PSD tem agora cinco: saíram Gustavo Valadares – para o PSDB – e Fabiano Tolentino, para o PPS.

O novo PROS, que na semana passada recebeu Liza Prado – eleita pelo PSB –, agora terá também Rosângela Reis, que havia sido eleita pelo PV.

Federais Da bancada federal mineira, mudaram de partido Ademir Camilo, que deixou o PSD para filiar-se ao PROS e Zé Silva, que deixou o PDT para o Solidariedade. Jaime Martins, ex-PR, agora está no PSD, assim como José Humberto, que era do PHS e também migrou para o PSD. Stéfano Aguiar, que era do PSC, foi para o PSB.

Balanço

Oficialmente 42 deputados federais comunicaram até ontem a troca de partido à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara. O Solidariedade conseguiu 18 filiados e o PROS 14. Já o PP conta com cinco novos correligionários, o PSB três, e o DEM, PMDB, PSDB e PSD ganharam um deputado cada. O deputado Paulinho da Força (SP), que criou o Solidariedade, até agora é quem conseguiu carregar mais companheiros de partido: o PDT perdeu oito deputados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)