(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ainda sem assinaturas para criar CPI, CMBH debate transporte coletivo

A audiência para tratar do assunto foi uma das principais reivindicações dos manifestantes que ocpram por duas vezes o prédio da Casa


postado em 26/08/2013 18:42 / atualizado em 26/08/2013 19:50

Audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte, nesta segunda-feira, discutiu o transporte coletivo na capital(foto: Joao Miranda/Esp. EM/D.A Press)
Audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte, nesta segunda-feira, discutiu o transporte coletivo na capital (foto: Joao Miranda/Esp. EM/D.A Press)

Após protestos, muita confusão e duas ocupações, a Câmara Municipal de Belo Horizonte começou a discutir questões relacionadas ao transporte coletivo da capital. Nesta segunda-feira, o assunto foi debatido em audiência pública. Com a presença dos parlamentares e de representantes do Executivo e de movimentos populares, o assunto esquentou o principal plenário da Casa, que teve até bate-boca entre vereadores e participantes. Apesar disso, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) - outra reivindicação da pauta dos protestos -, ainda não conseguiu sair do papel, já que não há número suficiente de assinaturas para criá-la.

De acordo com o vereador Gilson Reis (PCdoB), as discussões desta tarde abriram caminho para que o assunto possa ser debatido entre os diversos setores da sociedade.“Conseguimos abrir o debate. Muitas questões ainda precisão ser discutidas”, considera. Sobre a instalação da CPI, o vereador acredita que, com o início dos trabalhos, será possível conseguir as assinaturas que ainda faltam. Até o momento apenas oito parlamentares assinaram o requerimento. Além de Gilson Reis, disseram sim a CPI o Doutor Sandro (PCdoB) e Iran Barbosa (PMDB). Além dos petistas Adriano Ventura, Arnaldo Godoy, Juninho Paim, Pedro Patrus e Tarcísio Caixeta.

Ainda faltam pelo menos cinco assinaturas para que a comissão possa existir, mas Reis aposta que até o início da próxima semana esse número seja alcançado. “Com o retorno dos trabalhos da Casa, acredito que podemos ter um indicador se vamos conseguir. Belo Horizonte não pode deixar de discutir o assunto”, acredita.

Manifestação

Os manifestantes que estiveram presentes na audiência desta segunda-feira na Câmara Municipal de Belo Horizonte prometem continuar com os protestos. Os integrantes do movimento passe-livre estão programando um protesto para a próxima quarta-feira. O objetivo do grupo é chamar a atenção para a discussão da gratuidade no transporte público da capital.

Com informações de Alice Maciel


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)