(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma inaugura câmpus em Varginha e abre roteiro em Minas


postado em 06/08/2013 06:00 / atualizado em 06/08/2013 07:22

A presidente Dilma Rousseff estará em Minas Gerais nesta quarta-feira. Ela vai inaugurar em Varginha, no Sul de Minas, uma unidade da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). O câmpus começou a funcionar em 2009, mas somente no ano passado ganhou sede própria, erguida com recursos do governo federal. São essas instalações que vão ser visitadas por Dilma amanhã. A presidente também aproveita a estada em solo mineiro para anunciar políticas para o setor cafeeiro.

A expectativa entre os produtores rurais é de que Dilma atenda às reivindicações do setor para elevar o preço mínimo de garantia de aquisição da saca de café, hoje fixado em R$ 307. No entanto, a agenda oficial da presidente não foi divulgada ontem e não havia confirmação desse anúncio. A inauguração, por sua vez, já foi acertada com a assessoria da universidade. Esta será a primeira visita da petista a Varginha depois de sua eleição, em 2010. Durante a campanha, ela participou de um comício na cidade de 106 mil habitantes.

O Palácio do Planalto também não confirma, mas, segundo informações de integrantes do PT mineiro, Dilma vai visitar ainda São João del-Rei, terra natal de Tancredo Neves, avô do senador Aécio Neves (PSDB), pré-candidato do PSDB à Presidência da República. O município é governado pelo petista Helvécio Luiz Reis. O motivo da visita seria o anúncio da liberação de recursos para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, que vai destinar R$ 1 bilhão para recuperação do patrimônio público em 34 municípios do Brasil. Oito cidades mineiras disputam os recursos: São João del Rei, Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, Serro e Belo Horizonte.

Todos esses municípios já enviaram para o Ministério do Turismo a relação das obras prioritárias, faltando apenas o anúncio do governo federal de quais projetos serão contemplados e o montante dos recursos destinado a cada um deles. Caso a visita não seja confirmada para amanhã, a presidente deve voltar ao estado ainda este mês para anunciar a liberação de verbas para o PAC das Cidades Históricas, garante um deputado federal mineiro. A intenção de Dilma, segundo ele, é intensificar as visitas a Minas Gerais, sua terra natal e também de um dos seus principais adversários na disputa de 2014. Hoje o Palácio do Planalto divulga a agenda oficial da presidente no estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)