(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com pneumonia grave, estado de saúde de Sarney permanece inalterado

Sarney está internado na UTI. Hospital Sírio-Libanês informou na manhã desta sexta-feira que só divulgará novo boletim quando houver mudança no quadro


postado em 02/08/2013 10:45 / atualizado em 02/08/2013 14:06

(foto: Soraia Piva/Arte)
(foto: Soraia Piva/Arte)
O estado de saúde do ex-presidente e senador José Sarney (PMDB/AP) continua inalterado na manhã desta sexta-feira. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês, onde Sarney está internado desde a última quarta-feira (31), novo boletim médico só será divulgado se houver alteração no quadro. O ex-presidente foi transferido nessa quinta-feira para a UTI do hospital devido a complicações decorrentes de uma pneumonia.

Boletim médico divulgado às 22h45 dessa quinta-feira informa que Sarney apresentou febre acompanhada de tremores antes de ser transferido para a UTI. Por isso, ele foi submetido a exames laboratoriais e de imagem, que constataram um derrame pleural bilateral, infiltrado intersticial e uma nova opacificação da base do pulmão direito.

O presidente da Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Toráxica da Associação Médica de Minas Gerais, Maurício Mireles Góes, explicou que esse diagnóstico significa dizer que Sarney está com uma “ nova pneumonia”, ou seja, piorou a doença que ele tem diagnosticada desde o último domingo (28/07), quando foi internado em um hospital de São Luiz , no Maranhão. O médico esclareceu ainda que Sarney está com acúmulo de líquido entre as duas membranas que envolvem os pulmões. No caso do ex-senador, esse problema foi detectado apenas no pulmão direito.

De acordo com Góes, esse tipo de piora costuma ser comum em pacientes com mais de 65 anos - Sarney tem 83 anos - sendo indicado, portanto, a internação em uma UTI para uso eventual de respiração mecânica, se houver dificuldades para respiração. Além disso,  informou o médico, são usados antibióticos mais potentes para sanar a infecção provocada pela pneumonia.

Segundo as últimas informações dos médicos que acompanham Sarney e assinam o boletim médico - David Uip, Roberto Kalil e Carlos Gama-, o senador está consciente e conversando normalmente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)