(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oposição nega ter sido convidada para reunião com Dilma e defende referendo

Presidente do PSDB, Aécio Neves afirma que uma reunião agora com Dilma perdeu o sentido e propõe um referendo para a reforma política, e não um plebiscito, como deseja o Planalto


postado em 02/07/2013 06:00 / atualizado em 02/07/2013 07:28

"Defendemos que o Congresso tenha uma agenda rápida para votar a reforma política, que seria submetida depois a um referendo. Isso me parece o mais razoável. O governo tem de fazer o pacto da reforma do Estado, cortando pela metade os ministérios e cargos públicos" - Aécio Neves, presidente do PSDB e senador por MG, ao chegar para encontro com o ex-presidente Fernando Henrique (foto: Joel Silva/ FolhaPress)

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato a presidente da República, justificou nessa segunda-feira a decisão dos partidos de oposição de não participar de encontro com a presidente Dilma Rousseff para tratar dos protestos realizados pelo país. Antes de se reunir com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, o senador, que preside o PSDB, disse que não recebeu nenhum convite e que para ele uma reunião "neste instante até perdeu um pouco o sentido". "Anunciou-se que haveria um convite às oposições, mas ela (Dilma) já conversou com todos aqueles que costumam concordar com as suas posições. Talvez até pelas oposições terem uma posição divergente da presidente não tenhamos sido convidados", disse.


Na semana passada, o Planalto anunciou a intenção de Dilma de promover um encontro com os partidos da oposição, a exemplo do que fez com as legendas da base aliada, na sexta-feira. A ideia inicial seria reuni-los no mesmo dia do encontro com os aliados, mas a reunião acabou não acontecendo. Ontem, o PPS e o DEM divulgaram nota rejeitando a possibilidade de um encontro com Dilma.

"Até estávamos dispostos a aceitar, mas no momento em que parece que a presidente já teve o amém ou a aquiescência daqueles que costumam aquiescer com as posições da presidente, nós temos dúvidas sobre para que seria essa reunião", disse o senador.

O parlamentar propõe a realização de um referendo para a reforma política, e não um plebiscito, como quer a presidente. "Defendemos que o Congresso tenha uma agenda rápida para votar a reforma, que seria submetida depois a um referendo. Me parece o mais razoável. Fazer um plebiscito sobre matérias que não permitem opções entre sim ou não, de opções múltiplas, é, na verdade, tentar tirar o foco da questão central. O governo tem de fazer o pacto da reforma do Estado, cortando pela metade os ministérios e cargos públicos, até para justificar investimentos em outras áreas", disse.

Ao deixar o encontro com FHC, à noite, o senador rebateu as declarações da presidente Dilma de que seu governo não é "padrão Fifa", mas sim "padrão Felipão". "Este é um governo que se acostumou a pegar carona nas boas coisas, agora no êxito da Seleção. O que acho é que é um governo paquidérmico, um governo que não cabe dentro de si. Se o Felipão tivesse um governo padrão PT, não poderia escalar 11, ia escalar 39 jogadores", rebateu o tucano, em referência ao número de ministérios.

Após palestra proferida na sede da Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo, voltou a falar sobre a reforma política. Segundo ele, a reforma não saiu nos 10 anos de governo petista devido à "falta de coragem política" da atual presidente e de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. "Faltou coragem política para enfrentar contenciosos dentro da sua própria base".

OUTROS PRESIDENCIÁVEIS

Enquanto a presidente Dilma tenta estancar a crise, potenciais adversários nas eleições presidenciais de 2014, além de Aécio, intensificaram suas atividades políticas, diante de um novo cenário. No fim de semana, a ex-senadora Marina Silva se reuniu com o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto em uma cafeteria de Brasília para tratar, entre outros assuntos, das manifestações no país. Marina estaria sondando Britto sobre uma eventual composição de chapa para 2014, como candidto a vice. Ele nega e afirma que não tem pretensão de concorrer a cargo eletivo. "Não volto mais para a política. Não faz parte do meu projeto de vida. Chance zero", disse o ministro aposentado, que foi filiado ao PT de Sergipe antes de ser indicado, em 2003, pelo então presidente Lula para uma vaga no STF.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB e possível nome do partido para concorrer ao Planalto, também intensificou a agenda. Ontem, participou de reunião partidária na qual a sigla definiu posições, como o fim da reeleição e das coligações proporcionais, além da implantação de mandato único de cinco anos. O PSB vai sugerir que o plebiscito seja aplicado simultaneamente às eleições. (Com agências)


ENCONTRO EXCLUSIVO
O encontro da presidente Dilma Rousseff com a oposição acabou se resumindo ontem ao senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Depois da reunião, ele disse que a pauta de seu partido para o plebiscito coincide com a de Dilma em dois pontos: o financiamento de campanhas eleitorais e o sistema de votos. O convite ao senador foi feito formalmente pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Dentro do tema reforma política, Randolfe disse que defendeu o fim das doações privadas para campanhas eleitorais e a instituição do financiamento exclusivamente público, defendida também pelo PT.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)