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Estado de Minas

Obras e reformas das estradas ainda não possuem projetos


postado em 02/06/2013 00:12 / atualizado em 02/06/2013 08:11

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, por intermédio de sua assessoria, informou que a pavimentação dos acessos aos cinco municípios cortados pelas BRs 135 e 367, no Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, “é uma questão inerente e exclusiva da União”. Por outro lado, Melles informou que, em contatos com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Jorge Fraxe, comentou sobre o “sucesso obtido” nos trechos já concluídos do Proacesso. “Demonstramos que estamos aguardando o mesmo resultado nos trechos que são federais.” Ainda segundo o secretário, existe a expectativa de uma manifestação positiva do governo federal no sentido de que o Dnit conclua essas obras.

Procurada pelo Estado de Minas, a Superintendência Regional do Dnit em Minas informou que em relação à BR-135, o órgão está na fase de elaboração de edital para contratação das obras remanescentes no trecho em que a construtora interrompeu as obras. Informou também que, quanto ao segmento entre Manga e Itacarambi, há alguns entraves, como a existência de reserva ambiental e indígena, além de sítio arqueológico.

Natural da região, o deputado estadual Paulo Guedes (PT) disse que há poucos dias conversou com o diretor-geral do Dnit, em Brasília, e que ouviu dele a informação de que, como após a desistência da empresa vencedora a segunda colocada na licitação do trecho de 18 quilômetros restantes do trecho Manga/Montalvânia também não aceitou executar o serviço, vai convocar a terceira colocada no processo licitatório. “Aí, se a terceira empresa também não tiver interesse, será providenciada outra licitação para o trecho”, informou Guedes, acrescentando que acionou o ministro dos Transportes, Cesar Borges. Segundo ele, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que está agilizando o processo de licença ambiental do trecho Itacarambi/São João das Missões/Manga.

Em relação à BR-367, a Superintendência do Dnit informou que foi contratada a empresa que vai elaborar o projeto executivo para a pavimentação dos dois trechos que ainda se encontram “em leito natural” e que os trabalhos já foram iniciados.


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