(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

De supersecretário a coadjuvante na PBH

Titular da Secretaria de Políticas Urbanas no primeiro mandato e braço direito de Lacerda, Pier Senesi vira adjunto de Gestão Compartilhada, pasta menor e sem tanta visibilidade


postado em 21/03/2013 06:00 / atualizado em 21/03/2013 06:57

A poderosa trinca de supersecretários do prefeito Marcio Lacerda (PSB) já não é a mesma. Píer Senesi, que ocupava a Secretaria de Políticas Urbanas, responsável por serviços como concessão de alvarás para funcionamento de empresas e aplicação de multas por desobediência ao Código de Posturas do município, foi transferido por Lacerda para a Secretaria Adjunta de Gestão Compartilhada. Com a mudança, Senesi, que foi coordenador da campanha do prefeito pela reeleição, passará a ter que se reportar a um ex-colega de primeiro escalão, o secretário de Governo, Josué Valadão, que, ao lado de Marcello Abi Saber (Relações Institucionais), permanecem como os principais auxiliares do prefeito.

A mudança pegou o próprio Senesi de surpresa, segundo correligionários de Lacerda. O motivo da retirada do ex-secretário da linha de frente da prefeitura estaria relacionado com as eleições do ano passado. Como coordenador da campanha, Senesi teria perdido o controle das contratações feitas pelo comitê do prefeito. O resultado foi que, a um mês do pleito, parte dos trabalhadores teve que ser dispensada. “O risco de estourar o orçamento foi muito grande”, diz um, à época, candidato a vereador pelo partido do prefeito.

Senesi nega a existência de atritos com Lacerda. “Não há mágoas na minha relação com o prefeito. Nossa amizade, de mais de 30 anos, está acima da própria prefeitura. Sou um colaborador de primeira hora”, afirmou. Segundo o secretário adjunto, a pasta que passou a ocupar é de extrema importância para o governo de Lacerda pois ele ficará encarregado do contato com lideranças para, principalmente, operar o Orçamento Participativo. Para Senesi, não houve um rebaixamento de função. “Não há regressão nenhuma (em relação ao cargo ocupado antes). Pensar assim é entender a política de forma pequena”, avalia o secretário adjunto.

As movimentações de Lacerda no Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) também mostram que, mesmo excluindo Senesi do primeiro escalão, o prefeito quer o ex-supersecretário por perto. O auxiliar transferido para a Secretaria Adjunta de Gestão Compartilhada substituirá o ex-administrador regional Centro-Sul Harley Leonardo de Andrade Carvalho como um dos representantes do município no Compur. Senesi tinha assento na instância quando era secretário de Políticas Urbanas, mas foi retirado por Lacerda para dar lugar a seu substituto na pasta, o vereador Daniel Nepomuceno (PSB).

Candidatura

Para outros correligionários de Lacerda, o prefeito, ao transferir o ex-supersecretário para a Gestão Compartilhada, estaria atendendo um desejo do próprio Senesi, que teria interesse em se candidatar a deputado federal. “Vamos saber rapidamente se a intenção é realmente essa, porque se for, Lacerda tem que colocar o ex-supersecretário imediatamente na vitrine da prefeitura. Se isso não acontecer a curto prazo, foi fritura mesmo”, diz um ex-parlamentar da base do governo. Senesi não descarta a intenção de ser candidato a deputado federal. “Vamos decidir no momento certo. No momento, isso não está nos meus planos”, disse. Senesi é filiado ao partido de Lacerda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)