(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Assembleia Legislativa do Maranhão estuda terminar com 14º e 15º salários de deputados


postado em 01/03/2013 09:38

Um dia depois de a Câmara dos Deputados ter abolido a ajuda de custos para deputados e senadores, os chamados 14º e 15º salários, a Assembleia Legislativa do Maranhão também tratou de discutir o assunto. O primeiro vice-presidente da Assembleia, deputado Max Barros (PMDB), disse que a Mesa Diretora está discutindo o assunto para que a Casa acompanhe, de forma simétrica, as novas regras adotadas pelo Congresso Nacional.

"Os membros da Mesa estão debatendo o assunto com a anuência de todos os deputados. A tendência é que a Assembleia Legislativa fique adequada às normas já definidas a nível federal", afirmou Max Barros.

O deputado afirmou ainda que logo que houver uma definição, a Mesa encaminhará um Projeto de Resolução para ser apreciado pelo Plenário.

Câmara


O plenário da Câmara Federal aprovou, nesta quarta-feira (27), por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo 569/12, que acaba com o pagamento de ajuda de custo aos parlamentares no início e no fim de cada ano (sessão legislativa). Essa ajuda é conhecida como 14º e 15º salários. A matéria vai a promulgação.

O texto, de autoria do Senado, mantém os pagamentos apenas para o primeiro e o último mês dos mandatos (quatro anos para deputados e oito anos para senadores) para custear despesas com mudança. No caso dos deputados do Distrito Federal, apesar do direito, a bancada já tem aberto mão do benefício.

As ajudas de custo foram criadas pela Constituição de 1946, quando a capital era ainda no Rio de Janeiro, com o objetivo de custear as viagens, que eram mais difíceis naquela época. A partir da Constituição de 1988, não constou mais no texto a referência à ajuda, que passou a ser disciplinada em legislação infraconstitucional.

(O Imparcial Online, com informações da AL)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)