(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sobe para seis número de prefeitos cassados em Minas; TRE marca nova eleição

Outros 11 municípios aguardam decisão do TRE-MG para definir se haverá novo pleito


postado em 22/02/2013 11:42 / atualizado em 22/02/2013 12:56

Sobe para seis o número de cidades mineiras que vão participar de nova eleição neste ano. O pleito será para substituir prefeitos eleitos, em 2012, que tiveram os registros de candidaturas cassados por causa de irregularidades previstas na legislação eleitoral, entre elas a compra de votos. O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) cassou nessa semana o registro de candidatura de dois prefeitos eleitos no estado, em Ibiá, no Triângulo, e em Santana de Cataguases, na Zona da Mata.

As datas do novo pleito ainda não foram marcadas porque da decisão do TRE ainda cabe recurso no próprio tribunal. Em outras quatro cidades mineiras, no entanto, já no próximo dia 7 de abril haverá eleições em São João do Paraíso e Biquinhas, ambas no Norte do estado, e, ainda, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e Cachoeira Dourada, no Triâgulo.

(foto: Arte/Soraia Piva)
(foto: Arte/Soraia Piva)


Mais 11 municípios

Outros 11 municípios aguardam decisão do TRE-MG para saber se haverá nova eleição. São acusados de irregularidades e, por isso, podem perder o mandato os prefeitos eleitos, em 2012, de Espinosa, Divinolândia de Minas, Olaria, Rochedo de Minas, Novo Oriente de Minas, Capela Nova, Romaria, Verdelândia, Mirabela, Água Boa e Orizânia.

Ibiá

A mais recente decisão do TER, resultando em nova eleição, aconteceu na noite dessa quinta-feira, que decidiu, por três votos a dois, confirmar a cassação, em primeira instância, do segundo colocado na disputa pela prefeitura de Ibiá., Hélio Paiva (PP).

Com a decisão, ficou definido ainda a realização de nova eleição no município, já que o primeiro colocado, Paulo José da Silva (PMDB), teve o registro cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A chapa vitoriosa havia tido 44,3% dos votos e a segundo colocada, 33,3%. Atualmente, o município, situado no Alto Paranaíba, é administrado pelo presidente da Câmara Municipal.

Segundo a juíza do TRE-MG Alice Birchal, ficou comprovada a compra de votos com dinheiro em espécie por parte dos acusados, na ação proposta pelo Ministério Público. Também foi cassado o vereador eleito Adailson Gabriel Gonçalves, que, assim como Hélio Paiva, deverá pagar uma multa de 50.000 UFIRs.
Paulo José da Silva (conhecido como “Paulo Jibóia”), primeiro colocado na disputa, teve a candidatura indeferida pelo TSE por rejeição de contas públicas, referentes a mandato exercido anteriormente como prefeito no município, que conta com 17.700 eleitores.

Com informações do TRE-MG


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)