(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senado decidirá sobre criação de novo tribunal federal no Nordeste


postado em 22/01/2013 11:58

Após o recesso parlamentar, mais um projeto para a criação de um Tribunal Regional Federal (TRF) aguarda deliberação do Senado. Depois da aprovação para criar o TRF com sede em Belo Horizonte para atender o estado de Minas Gerais, os parlamentares vão decidir agora sobre a implantação do TRF sediado em Fortaleza e jurisdição no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. A justificativa para aprovar os dois projetos está o volume de processos que enchem os tribunais brasileiros.

De autoria do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), a proposta para a criação do TRF com sede em Fortaleza tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Em sua justificativa, o senador argumenta que a reforma do Judiciário, aprovada em 2004, inseriu entre os direitos constitucionais fundamentais e pessoais a celeridade processual.

“As regiões Norte e Nordeste estão submetidas atualmente a apenas duas Cortes – os Tribunais Regionais Federais da 1º Região, sediado em Brasília, e da 5ª Região, sediado em Recife. Urge, portanto, a criação de um novo Tribunal Regional Federal no Nordeste, para começar a enfrentar com efetividade a enorme demanda por jurisdição constitucional federal de segundo grau naquela área do território brasileiro”, argumenta.

De acordo com o projeto, caberá ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) elaborar projeto de lei dispondo sobre a organização, estrutura e funcionamento desse TRF, assim como sobre as alterações decorrentes na organização do Judiciário Federal de segundo grau. O texto será relatado pelo senador Jorge Viana (PT-AC).

Em novembro passado, o plenário do Senado aprovou a criação de um TRF em Belo Horizonte. A proposta seguiu para a Câmara dos Deputados. Outra Proposta de Emenda à Constituição está em fase de discussão no plenário do Senado para a criação de um TRF em Curitiba.

Com Agência Senado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)