(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novo partido brasileiro é criado com inspiração polonesa

O partido, fundado em 1980 no Leste Europeu, é a influência de nova legenda no Brasil. Mais de 150 pessoas participaram do lançamento


postado em 21/01/2013 08:42 / atualizado em 21/01/2013 08:50

Paulinho da Força é um dos principais articuladores para criação da sigla(foto: Cadu Gomes /CB/D.A Press)
Paulinho da Força é um dos principais articuladores para criação da sigla (foto: Cadu Gomes /CB/D.A Press)

O sindicato que alçou o polonês Lech Walesa à condição de personalidade política mundialmente conhecida é a fonte de inspiração para mais um partido brasileiro. A nova legenda foi moldada para abrigar uma leva de insatisfeitos com as atuais siglas e com a relação de forças dentro da base aliada do governo Dilma Rousseff. O partido Solidariedade “tem seus fundamentos e origem na construção dos marcos da modernidade política e consagração dos princípios democráticos no Brasil”, segundo reza seu estatuto, publicado no Diário Oficial da União, em outubro do ano passado.

A legenda é uma ideia do advogado Marcílio Duarte Lima, um especialista na construção de partidos — já participou da criação de seis. Ele conta com a ajuda do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para a coleta das 500 mil assinaturas necessárias para entrar com o pedido de criação. E tem entre seus principais articuladores o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)