(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pequenos municípios sofrem ainda mais com dívidas de prefeitura


postado em 08/01/2013 06:00 / atualizado em 08/01/2013 07:48


O quadro caótico observado nas prefeituras de Minas Gerais é ainda mais crítico nos pequenos municípios, como se verifica no Norte do estado, onde, além da falta d’água, a “herança maldita” inclui uma série infortúnios, como o lixo nas ruas, falta de médico, carros transformados em sucata e dívidas, muitas dívidas.

Em Japonvar, de 6,9 mil habitantes, a 520 quilômetros de Belo Horizonte,  o novo prefeito, Eraldino Soares de Oliveira (PP), o Dino, informa que o seu primeiro ato ao reassumir a prefeitura (que já havia administrado anteriormente por dois mandatos consecutivos) foi decretar estado de emergência administrativa, diante de um verdadeiro caos. Dino disse que o seu antecessor – e adversário –, Leonardo Almeida (PR), interrompeu vários serviços nos últimos dias de sua administração, com os moradores sofrendo as conseqüências. O serviço de limpeza pública foi interrompido, com o lixo ficando amontoado nas ruas. Como terminou o contrato com os profissionais, as cinco unidades de saúde ficaram sem médicos, situação que perdurava até ontem à tarde. “Ainda teremos que regularizar a documentação para contratar cinco médicos e resolver o problema”, explicou o novo prefeito.

Mas consequência pior foi sentida pelos moradores da zona rural do município, afetadas pela seca severa. O prefeito Dino afirma que nos últimos 30 dias da gestão anterior também foi suspenso o serviço dos caminhões-pipas que abasteciam cinco comunidades rurais. “Alguns moradores apanharam água de carro de boi. Outros tiveram que comprar mesmo”, disse o atual chefe do Executivo. A reportagem não conseguiu localizar o ex-prefeito Leonardo Almeida.

Comissão

Em São João da Ponte (26,3 mil habitantes), o quadro também é “um verdadeiro caos”, de acordo com o chefe de Gabinete da prefeitura, João Luiz Paula da Costa. Segundo ele, os carros da prefeitura estão sucateados e a coleta de lixo ficou vários dias sem funcionar. Além disso, o pagamento dos salários de dezembro e do 13º está atrasado. Um outro problema é enfrentado na cidade: o prefeito Geraldo de Paula (PMDB), o Ge Paula, tomou posse dentro do Hospital Santa Casa de Montes Claros, onde está internado para o tratamento de leucemia. A administração está sendo tocada provisoriamente por uma comissão de secretários municipais. O ex-prefeito do município, Fábio Cordeiro (PTB), não foi em encontrado.

A situação se repete em Capitão Enéas (13,1 mil habitantes). “Encontramos o lixo acumulado nas ruas e a prefeitura não tem carros nem máquinas para fazer a coleta”, alega o prefeito César Emílio (PT). Ele disse que encontrou os cinco postos de saúde sem médico e o salário de dezembro de grande parte dos funcionários está atrasado. “Não foi deixado dinheiro em caixa”, informa Emílio, que também decretou estado de emergência administrativa. O ex-prefeito de Capitão Enéas  Reinaldo Teixeira (PTB) também não foi localizado.

A “herança maldita” também é verificada em Montes Claros (364 mil habitantes), principal cidade do Norte de Minas, embora o novo prefeito, Ruy Muniz, tenha recebido o apoio – ainda que discreto – do seu antecessor, Luiz Tadeu Leite (PMDB). Nos últimos dias, em várias partes da cidade, se repete a cena do lixo empilhado nas ruas. Ontem, o presidente da Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb) anunciou a realização de um “mutirão da limpeza”. A prefeitura também vive um quadro financeiro pré-falimentar. O prefeito Ruy Muniz declarou que a dívida que encontrou seria de R$ 50 milhões a R$ 60 milhões, considerando os débitos com fornecedores e os de curto prazo.

E o seu município está em dificuldades? Mande um relato para o Estado de Minas no e-mail politica.em@diariosassociados.com.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)