(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Patriota cumprimenta embaixador por eleição de Obama


postado em 07/11/2012 19:35

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, ligou nesta quarta-feira pela manhã para o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, e o cumprimentou pela reeleição do presidente Barack Obama, estendendo os cumprimentos a todo o povo americano. É esperada ainda esta quarta uma conversa por telefone da presidente Dilma Rousseff com o presidente americano, também para cumprimentá-lo pela reeleição.

A reeleição de Obama agrada ao governo brasileiro que, apesar de não ter dado manifestações oficiais de apoio a nenhum dos lados, tem reconhecidamente um apreço maior pelo governo democrata. No Itamaraty, o fato do presidente americano ter voltado a negociar em organismos multilaterais, como as Nações Unidas e o G20, ignorados pelo seu antecessor, é considerado um avanço. Também há a avaliação de que existe um respeito maior pelas posições dos demais países e menos pressão por um alinhamento com as posições americanas.

No Palácio do Planalto, além de uma identificação maior com um governo que claramente tem preocupações sociais que faltam aos republicanos, Dilma Rousseff tinha um temor mais palpável, o de que o republicano Mitt Romney retomasse as políticas de liberalização total praticadas por George W. Bush e revertidas por Obama. Dilma considera a falta de controle dos mercados praticada pelos republicados como a principal causa da crise econômica que começou em 2008 nos Estados UNidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)