(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PT quer tirar ministro que pode ser ameaça no Ceará


postado em 30/10/2012 09:43

Derrotado nas urnas na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, o PT do Ceará começa a trabalhar para a saída do governo do ministro dos Portos, Leônidas Cristino, na reforma ministerial que será promovida pela presidente Dilma Rousseff. Assim como o futuro prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), o ministro é afilhado político dos irmãos Ferreira Gomes - o governador do Ceará, Cid Gomes, e o ex-ministro Ciro Gomes. Leônidas é um dos possíveis candidatos à sucessão de Cid, em 2014.

Integrantes do PT cearense garantem que a presidente Dilma está muito “insatisfeita” com a performance de Leônidas à frente da pasta dos Portos. Sua eventual substituição vai acirrar ainda mais o clima de descontentamento dos Gomes com o PT.

Ciro ficou profundamente magoado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, no 2.º turno, foi a Fortaleza fazer campanha para o candidato do PT, Elmano de Freitas. O ex-ministro declarou que Lula foi “muito incorreto” com ele nas eleições de Fortaleza.

Assim como os socialistas, o PT também pretende lançar candidato ao governo do Estado, rompendo uma aliança de quase oito anos. O nome da atual prefeita petista de Fortaleza, Luizianne Lins, é o mais lembrado para entrar na corrida estadual. Mas ela perdeu força dentro do partido após o fracasso de seu candidato, Elmano de Freitas, na eleição de domingo. “Foi um duríssimo golpe”, diz o deputado José Guimarães (PT-CE).

Abalada, Luizianne evitou aparições e declarações, deixando de se solidarizar publicamente com Elmano. Ele subiu no palanque sozinho no domingo (28) à noite para, diante da militância, lamentar a derrota. A eleição de Elmano era vital para turbinar desde já a candidatura de Luizianne, em 2014.

Dividido, o PT cearense engalfinha-se entre várias tendências que, agora, vão dificultar as pretensões políticas da prefeita que se elegeu, em 2004, à revelia do partido. Na época, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoiou o candidato do PC do B e hoje senador Inácio Arruda. Paralelamente ao fracasso pessoal, Luizianne também acabou impondo uma derrota a Lula, que pediu pessoalmente votos para Elmano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)