(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ana de Hollanda deixa Cultura; Marta Suplicy assume

A cerimônia de posse está marcada para a próxima quinta-feira no Palácio do Planalto


postado em 11/09/2012 15:49 / atualizado em 11/09/2012 16:52

Ana de Hollanda deixa a pasta após quase dois anos(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Ana de Hollanda deixa a pasta após quase dois anos (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, deixa o Ministério da Cultura após quase dois anos à frente da pasta. A informação foi confirmada pela assessoria da presidência da república que divulgou nota onde a presidente Dilma Rousseff agradece a ex-ministra pelo “empenho e os relevantes serviços prestados ao país à frente da pasta, desde janeiro do ano passado”. A decisão foi tomada após Ana de Hollanda se reunir com a presidente Dilma na tarde desta terça-feira, em Brasília. No lugar de Hollanda assume a senadora Marta Suplicy (PT). A cerimônia de posse está marcada para a próxima quinta-feira, às 11hs, no Palácio do Planalto.

Ainda conforme a nota da presidência, Dilma convidou Marta para assumir o ministério devido a “importante colaboração” que ela vem dando ao governo no Senado. “Dilma Rousseff manifestou confiança de que Marta Suplicy, que vinha dando importante colaboração ao governo no Senado, dará prosseguimento às políticas públicas e aos projetos que estão transformando a área da Cultura nos últimos anos”.

Desde o ano passado, Ana de Hollanda tem enfrentado várias críticas e por várias vezes teve que desmentir boatos de que seria substituída. Artistas e intelectuais chegaram a usar a internet para se manifestar publicamente pela saída da ministra. A Comissão de Ética da Presidência chegou a pedir explicações a ela, por causa de um presente recebido da escola de samba carioca Império Serrano, às vésperas do carnaval deste ano. A ministra ganhou oito camisetas que davam acesso a áreas privilegiadas da Marquês de Sapucaí e direito a desfilar em uma das alas da agremiação.

Em reportagem do jornal Correio Braziliense, o presidente da Império Serrano, Jener Tornasso, disse que o presente foi uma retribuição ao apoio da ministra para a solução de uma pendência da agremiação com o ministério.

Em outro episódio, a Controladoria-Geral da União (CGU) chegou a pedir que a ministra devolvesse cinco diárias que teria recebido quando não estava em agenda oficial no Rio de Janeiro.

Com Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)