(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Acaba a novela do PMDB de Uberaba


postado em 18/08/2012 07:35

Por cinco votos a zero, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) deferiu ontem o registro de candidatura a prefeito de Paulo Piau (PMDB) e seu vice, Almir Silva (PR), e dos seis peemedebistas que querem ser vereador. Em sessão de julgamento, o colegiado do TRE-MG acatou os recursos apresentados pela coligação “Uberaba merece mais” para deferir os pedidos de registro, bem como validar a convenção partidária realizada em 17 de junho, que homologou as candidaturas.

O partido corria o risco de ficar fora das eleições municipais deste ano, porque, rachado, apresentou dois candidatos: Piau, escolhido após intervenção no diretório municipal – aprovada pela executiva estadual –, e o advogado e ex-secretário municipal de Governo, Rodrigo Mateus, então apoiado pelo prefeito Anderson Adauto (à época no PMDB, hoje sem legenda). O grupo de Adauto ingressou na Justiça comum questionando a intervenção.

Decisão liminar do desembargador da 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), José Marcos Vieira, suspendeu os efeitos da intervenção e, por causa disso, o registro de Piau foi barrado. Já Rodrigo – que tinha como vice Rafael Mendes –, teve seu registro indeferido porque a Justiça Eleitoral não viu legitimidade no autor do pedido de realização da convenção partidária que o alçou a candidato. Seu grupo recorreu ao TRE-MG, que, no julgamento de ontem, manteve a sentença de primeiro grau.

Ainda nesta semana, o presidente da 16ª Câmara Cível do TJMG, desembargador Batista de Abreu, havia julgado o TJ incompetente para analisar a ação contra a intervenção, determinando o envio dos autos para o TRE. “Chegamos ao fim de um processo que foi montado para retardar a minha candidatura, mas hoje me sinto aliviado e em condições de ir às ruas realmente convencer o eleitor da nossa possibilidade de comandar os destinos da cidade de Uberaba”, afirmou Piau após o resultado do julgamento.

Para ele, que se disse “super-aliviado” depois do que chamou de quase dois meses de tortura correndo atrás de tribunal, a decisão do TRE-MG comprova a legalidade de todo o rito que levou à intervenção. Agora, Piau fala em recuperar o tempo e tocar sua campanha. Já Anderson Adauto – que ao deixar o PMDB, anunciou que entraria de cabeça na candidatura do petista Adelmo Carneiro Leão – declarou, em nota, que a intervenção no diretório municipal ainda é objeto de análise jurídica do TJMG.

Segundo ele, a 16ª Câmara Cível tem audiência marcada para 5 de setembro para analisar e decidir sobre a liminar concedida pelo desembargador José Marcos. Adauto também disse que vai se reunir com Rodrigo Mateus e sua assessoria jurídica e discutir que medidas devem ser tomadas, após a decisão do TRE-MG. O julgamento ao qual o prefeito se refere foi cancelado pelo desembargador Batista de Abreu, em despacho do dia 16, que será publicado em 20 de agosto no diário eletrônico do Judiciário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)