(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa nega participação de Genoino nas finanças do PT


postado em 06/08/2012 17:27

O advogado Luiz Fernando Pacheco afirmou nesta segunda que o ex-presidente do PT José Genoino não participou dos acertos financeiros do partido. Na sustentação feita no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), Pacheco disse que, em 2002, Genoino estava afastado do diretório nacional da legenda porque concorreu ao cargo de governador de São Paulo. Só assumiu a direção petista em 2003, com a ida de José Dirceu para ocupar o cargo no governo Lula de ministro-chefe da Casa Civil.

"Ele não é réu pelo que ele fez ou deixou de fazer, ele é réu pelo que ele foi. Ele foi presidente do PT", afirmou Pacheco, que no início da defesa ressaltou que seu cliente tem um padrão de vida de classe média, morando na mesma casa há 30 anos. "Não há nenhum fato, nenhum ato, nada concreto que sustente a condenação de Genoino", completou.

Segundo o advogado, Genoino não cuidou da finanças do partido, delegando essa tarefa para o então tesoureiro do PT Delúbio Soares. O defensor lembrou que as finanças do partido estavam "em frangalhos" depois da campanha de 2002.

Por essa razão, o defensor do ex-presidente do PT disse que o diretório nacional optou por fazer empréstimos para arrumar as finanças. "São dois contratos dos quais o Genoino foi avalista, contratos esses que foram firmados com o conhecimento de toda a direção do PT", afirmou, ao ressaltar que se os contratos fossem ilegais, o Ministério Público teria oferecido denúncia por falsidade ideológica.

Pacheco disse que os contratos firmados pelo PT serviram para saldar as dívidas de 2002 e socorrer os diretórios estaduais. Segundo ele, o publicitário Marcos Valério "nunca" tratou desses empréstimos com Genoino. Ao longo da sustentação oral, o advogado citou vários depoimentos para confirmar a defesa de que o ex-presidente do PT passou ao largo da administração financeira do partido durante o início do governo Lula.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)