(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Peemedebistas estão na dúvida sobre quem disputará eleições em Uberaba


postado em 16/07/2012 08:04 / atualizado em 16/07/2012 12:36

Deputado Paulo Piau(foto: Diogenis Santos/Agênia Câmara - 3/6/08)
Deputado Paulo Piau (foto: Diogenis Santos/Agênia Câmara - 3/6/08)
A campanha começou oficialmente há mais de uma semana, mas até hoje Uberaba, no Triângulo Mineiro, sétimo maior colégio eleitoral do estado, ainda não sabe quem vai ser o candidato do PMDB. O partido tem dois nomes – o deputado federal Paulo Piau, e o ex-secretário de Governo da prefeitura Rodrigo Mateus –, que disputam na Justiça Eleitoral quem vai ser o nome do partido para a sucessão. Para complicar a situação, o Ministério Público eleitoral entrou com um pedido de impugnação da candidatura dos dois peemedebistas, que têm até sexta-feira para apresentar suas defesas.

No caso de Mateus, a impugnação foi pedida porque a convenção que indicou seu nome foi comandada por uma pessoa que não faz parte do diretório do PMDB. No caso de Piau, não foi apresentada a decisão da Justiça que autorizou o funcionamento da comissão interventora criada pelo PMDB mineiro para garantir a sua candidatura. O comando do PMDB criou em junho uma comissão para cuidar exclusivamente do processo eleitoral de Uberaba, tirando o prefeito Anderson Adauto do comando das articulações. Adauto recorreu, derrubou a comissão interventora e indicou Rodrigo Mateus como candidato. Paulo Piau recorreu e conseguiu cassar na Justiça a decisão que beneficiava Rodrigo Mateus.

No entanto, na sexta-feira, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a suspensão da intervenção e não acatou a decisão da juíza Régia Ferreira de Lima, da 3ª Vara Cível de Uberaba, que havia extinto a ação contra a intervenção sem o julgamento do mérito. O despacho do TJMG deve ser publicado amanhã.

Além das ações na Justiça comum, Adauto entrou com três pedidos de impugnação na Justiça Eleitoral contra a candidatura de Piau. Uma pede para impugnar a candidatura do deputado e as outras impedem a participação do PMDB nas coligações majoritária e proporcional da chapa de Piau, batizada de “Uberaba merece mais” , que conta com a participação do PR, PCdoB, PP, DEM, PSC, PTdoB e PMN. Enquanto aguarda o desfecho do imbróglio, o PMDB segue com dois candidatos.

E mais...
Ex-prefeito no alvo

A candidatura a vereador do ex-prefeito de Juiz de Fora, Alberto Bejani (PSL), foi alvo de três pedidos de impugnação por parte do Ministério Público, de eleitores da cidade e de vereadores. Bejani, que foi prefeito de Juiz de Fora entre 2005 e 2008, renunciou ao mandato depois de ter sido preso pela Polícia Federal na Operação Passárgada, acusado de envolvimento nas fraudes para a liberação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o candidato tem até sexta-feira para apresentar sua defesa. A alegação para o pedido foi o parecer pela rejeição das contas de Bejani quando era prefeito emitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG).


Lula multado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado pela Justiça Eleitoral por propaganda antecipada. Acusado pelo PSDB de promover a candidatura do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), à reeleição antes do prazo legal, ele foi multado em R$ 5 mil. Paes também foi multado no mesmo valor. A representação apresentada pelo partido foi motivada por declarações dadas durante a inauguração de um trecho do sistema de ônibus em 6 de junho. Na ocasião, Lula disse que iria apoiar Paes com mais convicção agora do que em 2008 e chegou a pedir votos para o prefeito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)