(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Montes Claros tem cinco candidatos a prefeito


postado em 02/07/2012 09:02 / atualizado em 02/07/2012 09:18

Cinco candidatos vão concorrer à prefeitura de Montes Claros, quinta maior cidade do Estado, com 364 mil habitantes. Estão confirmadas as candidaturas de Athos Avelino (PSB), Jairo Ataíde (DEM), Mineirinho (Psol), Paulo Guedes (PT) e Ruy Muniz (PRB). A principal novidade da disputa será a ausência do atual prefeito da cidade, Luiz Tadeu Leite (PMDB), que esteve presente nas últimas sete eleições da cidade, na condição de concorrente, sendo eleito prefeito três vezes, ou apoiando outro candidato a prefeito.

Tadeu Leite seria candidato à reeleição. Entretanto, no último dia 18, anunciou que não concorrerá a novo mandato porque se recupera de duas cirurgias que fez no início do mês, no Hospital Biocor, em Belo Horizonte. O prefeito sofria de diverticulite, e foi submetido à retirada do intestino grosso e , consequente, colostomia (bolsa coletora de resíduos intestinais). A previsão médica é que, dentro de 3 meses, Tadeu Leite terá que realizar outra cirurgia.

O prefeito não enfrenta, contudo, somente problemas de saúde. Nas duas operações realizadas pela Policia Federal e Ministério Publico Estadual, que desmontou esquemas de fraudes em licitações para obras públicas e para fornecimento de merenda escolar e alimentação para os presídios – “Mascaras da Sanidade” e “Laranja com Pequi”, foram detidos servidores e assessores da prefeitura de Montes Claros. Eles são suspeitos de colaborar com outros envolvidos nas irregularidades. Em nota, o prefeito anunciou abertura de auditoria para apurar os fatos e punir possíveis culpados com “o rigor da lei”.

Apesar da iniciativa, as duas operações afetaram mais ainda a imagem da atual administração, que já enfrentava obstáculos, com elevado índice de rejeição, apontado em pesquisas divulgadas na cidade. O prefeito é investigado pela PF nas duas operações. Quando anunciou sua desistência, Tadeu Leite disse que deixaria para o seu partido, o PMDB, decidir que “rumo tomar na eleição”. No último sábado, de forma surpreendente, o PMDB local anunciou acordo para apoiar o candidato a prefeito Ruy Muniz, até então, oposição à atual administração, com os peemedebistas indicando o companheiro de chapa dele.

Ouvido nesse domingo à tarde, o prefeito, que se encontra em Belo Horizonte, disse que não teve nenhum envolvimento na decisão do PMDB. “Não participei da decisão, pois entreguei a questão para o diretório (do partido)”, declarou. Questionado se vai se envolver na campanha eleitoral, ele respondeu: “por enquanto, estou cumprindo ordem médica e priorizando minha saúde. Quanto à campanha, não sei se querem minha participação e nem o tamanho da minha participação que querem”, justificou. Tadeu Leite disse ainda que, após serecuperar, vai focar as ações no termino de sua administração.

Convenções

Em convenção, no sábado passado, O PMDB indicou, como candidato a vice de Ruy Muniz, o empresário Edgar Santos Filho, que se desincompabitilizou da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. No entanto, sábado à noite, após o preenchimento da ata da convenção, o empresário declarou que,por causa de resistência de sua família, desistiu da candidatura.

Nesse domingo, no entanto, Ruy Muniz disse que ainda estavam sendo feitas tentativas para que Edgar Santos voltasse atrás em sua decisão. Apesar disso, outros nomes estão sendo cogitados para ocupar a vaga de vice. Estão nessa lista, os médicos Eduardo Narciso e Danilo Narciso (PMDB). “Mesmo com o Edgar não sendo candidato a vice, acredito que ele estará na campanha”, afirmou Muniz.

Em convenção também realizada no sábado passado, o DEM homologou a candidatura do deputado federal Jairo Ataíde, que já foi prefeito por dois mandatos, e contará com o apoio da maioria dos partidos da base do governador Antonio Anastásia. Como companheiro de chapa de Ataíde, foi indicado o empresário Antonio Henrique Sapori (PV).

O ex-prefeito Athos Avelino (PSB) também concorrerá novamente à chefia do Executivo, tendo como candidato a vice o vereador Claudio Rodrigues (PPS), o “Claudim da Prefeitura”, que ganhou notoriedade por ser praticamente o único dos atuais 15 vereadores a fazer oposição à atual administração, contra qual levantou uma série de denúncias.

Com a indicação do PPS, Avelino também conquistou como trunfo o apoio do ex-deputado Humberto Souto,que foi cortejado para ser companheiro de chapa de vários concorrentes a prefeito, mas não aceitou.A principal novidade entre os partidos que decidiram acompanhar o ex-prefeito é a presença do PTB, que faz parte da base da atual administração. Surgiram comentários de que o empresário Jamil Habib Cury teria sido indicado pelo PTB para ser vice do concorrente do PSB. “Mas, em nenhum momento me propuseram o nome do Jamil formalmente”, declarou Avelino.

O petista Paulo Guedes disse, nesse domingo à tarde, que ainda estava fechando a escolha do seu candidato a vice. Na convenção, no sábado passado, foi indicado o ex-vereador Lipa Xavier (PC do B). “Mas, ainda estão sendo discutindo outros nomes. Temos até a próxima quarta-feira para decidir”,afirmou o deputado, citando o ex-vereador Aldair Fagundes e o produtor rural Braulino Caetano dos Santos, do PT;e o vereador Antonio Silveira (PTN).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)