(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PT lança nome do vereador Arnaldo Godoy na briga pelo vice de Lacerda

Três secretários municipais também vão entrar na disputa


postado em 05/06/2012 07:18 / atualizado em 05/06/2012 08:02

Vereador Arnaldo Godoy (PT-MG)(foto: Alexandre Guzanshe/EM 03/06/2011 )
Vereador Arnaldo Godoy (PT-MG) (foto: Alexandre Guzanshe/EM 03/06/2011 )
Enquanto a novela da escolha do vice na chapa do prefeito Marcio Lacerda (PSB), que concorre à reeleição, não termina, um novo nome surge como alternativa: o vereador Arnaldo Godoy (PT). Ele pode completar o time de candidatos que representarão apenas duas baixas temporárias no alto escalão da Prefeitura de Belo Horizonte, número que pode subir para três. A cinco dias da escolha e no último dia para decidir as exonerações, que devem ser publicadas até amanhã, são dadas como certas as participações do secretário de Obras, Murilo Valadares, e do procurador do município, Marco Antônio de Rezende, no processo interno do PT. Outro que poderia concorrer, mas com menos força política, é o secretário de Políticas Sociais, Jorge Nahas.

Todos os que saírem terão passe livre para voltar, caso não sejam escolhidos no encontro petista de domingo. Não há um franco favorito, mas nos últimos dias cresceu o nome do procurador Marco Antônio, visto como um técnico mais neutro. Apesar de ter integrado o governo do ex-prefeito e atual ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o advogado não representa diretamente um grupo, como Murilo Valadares. O secretário de Obras é o candidato do ex-deputado federal Virgílio Guimarães, que capitalizaria apoio nas bases. Até então, Nahas é o menos provável, apesar da ligação com o próprio Lacerda – os dois foram colegas de cela nas prisões da ditadura.

Como opção, também chegou a cogitar-se a secretária regional de Venda Nova, Flávia Mourão, mas, apesar de ser um dos nomes da preferência de Marcio Lacerda, ela não vai deixar o cargo. De perfil técnico, a engenheira não resolveria a divisão interna dos grupos de petistas que tentam chegar a um acordo que atenda a todos. Os nomes de outras secretárias mulheres também foram lançados durante asespeculações, mas a ideia parece não ter prosperado.

No vácuo de uma decisão, o vice-prefeito Roberto Carvalho, que conseguiu cerca de 40% dos votos partidários em prol de uma candidatura própria ou aliança sem o PSDB, convidou o vereador Arnaldo Godoy na sexta-feira a entrar na disputa. O chamado foi feito com o argumento de que ele poderia representar o consenso, mas há controvérsia. Além de não ter a melhor das relações com o prefeito, opetista não é apontado como um nome agregador. Godoy confirma a conversa com Carvalho, mas diz que a situação ainda não está resolvida. “Não está no meu horizonte; só vou se for para trazer a unidade parao PT, que está sangrando. Tem de haver unidade de todas as correntes para afinar o discurso.”

Caso não se confirme a entrada de Godoy na disputa, permanece o nome do ex-presidente da Fundação de Parques e Jardins Luiz Fortini, outro técnico que representaria o vice rompido com Lacerda. Neste cenário, o único político que continua forte na briga é o deputado federal Miguel Correia Júnior.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)