(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente paga a fatura na Esplanada


postado em 05/05/2012 06:00 / atualizado em 05/05/2012 07:13

Brasília – Na mesma semana em que preencheu a vaga de ministro do Trabalho, que estava ocupada por um interino desde dezembro, a presidente Dilma Rousseff resolveu completar outras lacunas que estavam abertas no segundo escalão do governo. Somente ontem foram nomeados diretores e presidentes de quatro órgãos e mais um secretário-executivo de ministério. A maioria das mudanças está diretamente ligada à pressão partidária dos que cobram a fatura pelo apoio dado à eleição de Dilma.

A principal alteração foi feita na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Até o início do ano, a presidência do órgão estava nas mãos de Clementino de Souza Coelho, irmão do atual ministro da pasta, Fernando Bezerra Coelho. Clementino foi afastado do cargo após denúncias de favorecimento à base eleitoral dos irmãos, Petrolina (PE).

Com a saída do irmão do ministro, o então diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Guilherme Almeida Gonçalves de Oliveira, assumiu a presidência como interino. O posto, no entanto, já era disputado pelo PT da Bahia e pelo PSB do Piauí — dois estados mais afetados pelas ações do órgão. Por ter resultados mais concretos e maior visibilidade, a Codevasf é a menina dos olhos da Integração Nacional.

Isso fez com que os governadores da Bahia, Jaques Wagner (PT), e do Piauí, Wilson Santos (PSB), a reivindicassem. Quem ganhou a queda de braço foi o baiano. Wagner indicou para a vaga o engenheiro Elmo Vaz Bastos de Matos, que era diretor-geral da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), ligada ao governo estadual. A nomeação foi publicada ontem no Diário Oficial da União, em que também constavam as confirmações de José Augusto de Carvalho Gonçalves Nunes para o cargo de diretor da área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf e Guilherme Almeida para a área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da empresa.

Derrotado na disputa pela Codevasf, Martins ganhou a indicação para o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A diretoria estava nas mãos de Paulo Sérgio Fontana, nomeado pelo ex-ministro da pasta, Geddel Vieira Lima (PMDB). O cargo permanece político com a nomeação de Luiz Gonzaga Paes Landim, ex-secretário de Mineração do Piauí e irmão do deputado federal Francisco Paes Landim (PTB-PI).


Outras nomeações

No Diário Oficial de ontem também constavam duas mudanças mais técnicas. O físico maranhense José Raimundo Braga Coelho tornou-se presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), no lugar de Thyrso Villela Neto, interino desde janeiro. Já o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Rômulo Paes de Sousa, deixou o posto para ser assumir um cargo de professor universitário na Europa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)