(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lideranças do PMDB defendem pré-candidatura de Sávio Souza Cruz em BH

O documento foi apresentado durante almoço,nesta segunda-feira, que contou com as presenças dos petistas Roberto Carvalho e Rogério Correia


postado em 23/04/2012 18:14 / atualizado em 23/04/2012 19:10

O encontro entre peemedebistas e petistas ocorreu nesta segunda-feira em um restaurante na capital(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
O encontro entre peemedebistas e petistas ocorreu nesta segunda-feira em um restaurante na capital (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)


A eleição municipal em Belo Horizonte ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira. Em almoço que reuniu a bancada estadual do PMDB, foi lançado manifesto pela candidatura do deputado estadual Sávio Souza Cruz para a disputa deste ano na capital. Até então, era dada como certa a pré-candidatura do deputado federal e presidente municipal do partido, Leonardo Quintão. Inclusive, com a oficialização do nome dele após reunião, na semana passada, da direção estadual da legenda. Quintão chegou a admitir que a candidatura era certa e que já negociava como outros partidos a participação na chapa. O encontro de hoje ainda teve a presença do vice-prefeito e presidente do PT de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, e do deputado estadual Rogério Correia (PT).

No documento, assinado pelo ex-senador Ronan Tito, pelo ex-deputado e ex-presidente do partido, Armando Costa; ex-senador Hélio Costa e o ex-deputado Aluísio Vasconcelos, as lideranças dizem reconhecer “o excelente desempenho do deputado Leonardo Quintão no último pleito municipal”, após a legenda ficar por vários anos sem ter candidatura própria em Belo Horizonte. Apesar disso, o manifesto considera que o deputado Sávio Souza Cruz teria o perfil mais apropriado. “Em nosso entendimento, o PMDB deve, neste novo momento, desfraldar com renovado empenho sua bandeira em favor da liberdade, da democracia, e da justiça social, realçar seus princípios históricos e consolidar-se como partido de efetiva oposição ao governo do Estado e à estratégia aliancista instituída por ele na PBH”.

O deputado Leonardo Quintão, que até então era o único pré-candidato do PMDB ao pleito na capital, reagiu dizendo que era “direito dele”, Sávio, mas que iria marcar convenção “o mais rápido possível” e que os delegados do partido que vão decidir. Tentando não demonstrar irritação, ele disse que vai aguardar a oficialização da posição do companheiro de legenda. “Espero, como presidente [municipal] do partido, a formalização por escrito da pré-candidatura”, declarou. Questionado se estava surpreso com a decisão de Sávio, Quintão disse que a postura da pré-candidatura não seja “só para gerar tumulto”. E que se a decisão dos delegados for favorável a Sávio Souza Cruz, ele dará apoio integral.

PT e PMDB ainda flertam

Sobre a presença dos petistas no encontro, o deputado Sávio Souza Cruz afirmou que a intenção é reafirmar a vontade do partido de caminhar junto com o PT, já que, segundo ele, têm “afinidades históricas”, além de ter projeto em comum. Para o peemedebista, o momento serviu para “resgatar o diálogo” com a cúpula municipal do partido dos trabalhadores. Dessa forma, caso o PSB, partido do prefeito Marcio Lacerda, mantenha a presença do PSDB na chapa e os petistas – que se posicionaram de forma contrária à presença dos tucanos na mesma aliança – resolvam sair da coligação, poderão se sentir à vontade para caminhar juntos.

Com o discurso afinado com o deputado, o presidente do diretório municipal do PT, Roberto Carvalho, afirmou que “há identidade entre os dois partidos”. O petista ainda disse que, caso a decisão final do partido seja de aceitar a presença do PSDB na chapa com Lacerda, boa parte da militância não deve marchar junto.

Cenário em BH

Já haviam sido postos os nomes de Marcio Lacerda (PSB), que disputa a reeleição e terá o vice indicado pelo PT. Pela segunda vez na disputa, o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB) - até então único candidato do PMDB- era cotado para o cargo. Além deles, o deputado estadual Délio Malheiros (PV) já se posicionou como pré-candidato e o também deputado Gustavo Corrêa (DEM) deve compor a chapa como vice. E na semana passada, o PTB oficializou a pré-candidatura de Eros Biondini.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)