(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Articulação do Código com a base


postado em 05/04/2012 07:13

O governo iniciou ontem um diálogo com a bancada ruralista, para tentar chegar pelo menos a um acordo de procedimentos para votar o Código Florestal. Em reuniões separadas com os líderes do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), e na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), Dilma os orientou a dizer à bancada ruralista que vai reeditar o decreto que suspende multas a proprietários rurais que desmataram ilegalmente e que vencerá no dia 11. Nos próximos dias, a presidente deverá almoçar com os líderes partidários para discutir o tema.

"Certamente, se houver necessidade de prorrogar para facilitar o processo de diálogo, negociação e de entendimento – e eu reitero a nossa posição em relação ao texto do Senado e à posição de não ter anistia para desmatador e um código que não leva a novos desmatamentos, mas que também assegure ter a segurança jurídica do produtor rural – obviamente, o governo terá sensibilidade, a gente vai propor a prorrogação como foi feito no passado para viabilizar o processo de debate", comunicou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, logo depois de se encontrar com a presidente Dilma, no Palácio do Planalto.

De acordo com informações de bastidores do governo, há hoje a informação de que a bancada ruralista conseguirá derrotar a orientação do Planalto, de evitar a anistia e de tirar do texto do Código Florestal a parte que determina o reflorestamento de áreas desmatadas próximas aos rios e córregos. Então, Dilma disse aos líderes que eles devem negociar com os ruralistas um procedimento de votação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)