(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Convite de Crivella para Pesca incomodou PMDB


postado em 02/03/2012 07:25 / atualizado em 02/03/2012 07:41

Brasília – O convite feito pela presidente Dilma Rousseff para que o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) seja o novo ministro da Pesca irritou a cúpula do PMDB. O partido reclama de ter sido atropelado pelo Palácio do Planalto e pelo PT nas negociações com o PRB, de Celso Russomano (SP), em torno de uma aliança na disputa pela Prefeitura de São Paulo. A sigla cogitava, inclusive, oferecer a vaga de vice na chapa do pré-candidato do PMDB, deputado Gabriel Chalita. Mesmo com a indicação de Crivella para o ministério – a posse será hoje de manhã, no Palácio do Planalto –, Chalita e o vice-presidente da República, Michel Temer, conversaram pelo menos três vezes com ele. Não desistiram da parceria e tentam assegurar que Russomano não abra mão da candidatura para apoiar o PT. “Temos o segmento católico e inserção no eleitorado tucano, e eles (PRB) têm a periferia”, resumiu um cacique do partido, adiantando que o PMDB também conversa com o PSC e com o PCdoB.

Se a cúpula partidária do PMDB está indignada com o Planalto, a bancada na Câmara também. Na noite de quarta-feira começaram a ser recolhidas assinaturas para um manifesto contra o PT e o governo, protestando pelo subaproveitamento do partido na Esplanada. Em um primeiro momento, parecia apenas uma manifestação dos dissidentes, mas o protesto ganhou corpo e a tendência é de que todos os deputados – menos o líder, Henrique Eduardo Alves (RN) – assinem o documento a ser entregue no início da próxima semana ao vice-presidente Michel Temer. “Assinei o texto. O documento expressa o sentimento do PMDB”, criticou o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A mágoa entre peemedebistas não é apenas em relação à distribuição de cargos. A forma de agir de Dilma, que toma decisões políticas sem consultar o partido, também alimenta o caldeirão de ressentimento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)