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Estado de Minas

Obras de mobilidade da Copa têm baixa execução, mas em Minas já são sete em andamento

Apenas 2,4% dos empreendimentos previstos para o trânsito nas cidades-sede dos jogos já é realidade. Em Minas, apenas uma ainda não saiu do papel, apesar de 32 obras ainda estarem paradas no resto do país


postado em 14/02/2012 09:52 / atualizado em 14/02/2012 11:04

Avenida Antônio Carlos, na Barragem da Lagoa da Pampulha, em BH, interditada para obras do BRT(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press 28/11/2011)
Avenida Antônio Carlos, na Barragem da Lagoa da Pampulha, em BH, interditada para obras do BRT (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press 28/11/2011)
A mobilidade urbana é um dos itens entre as responsabilidades da Copa do Mundo de 2014 com a pior execução financeira, de acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo portal Contas Abertas, só no primeiro ciclo de investimentos para o mundial a ser realizado no Brasil estão previstos R$ 27 bilhões, mas apenas 2,14% dos empreendimentos – com a exceção de aeroportos ou estádios – já saíram do papel.

Nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul e Distrito Federal, serão executadas 50 obras custeadas tanto pelo governo federal quanto por estádios e prefeituras das cidades-sede dos jogos. No entanto, ainda segundo levantamento do Contas Abertas, apenas 18 dos empreendimentos previstos já tem, ao menos, um projeto básico. No portal da CGU, a informação disponível é de que as outras 32 obras não têm projeto, sequer estão na fase de desapropriação para início das atividades.

Em Minas, oito obras devem ser concretizadas, sendo todas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre essas, apenas a ligação entre a Via do Minério e a Avenida Tereza Cristina, na Via 210, ainda não teve início. Porém, a previsão da União é que sejam liberados R$ 106, 2 milhões para essa obra. Os outros empreendimentos se referem aos quatro trechos de implantação do sistema de ônibus rápido BRT (Bus Rapid Transit) - nas Avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado, Pedro II / Carlos Luz e na área central da capital -; da ampliação do Boulevard Arrudas; a expansão da Central do Controle de Trânsito e a Via 710, entre as Avenidas dos Andradas e Cristiano Machado. As obras do metrô de BH, reivindicação antiga da população e dos parlamentares, não faz parte do plano da Copa, como já foi ressaltado pelo prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB).

Confira a lista das obras aqui

(fonte: CGU e Contas Abertas)

No restante do país, o estado do Rio de Janeiro é o campeão em termos de valor dos investimentos. Lá será construído o Corredor de ônibus T5, também de BRT, ligando o Aeroporto Internacional Tom Jobim à Barra da Tijuca, passando pela Penha, com desembolso de R$ 1.883,6 da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Outro destaque é o estado de São Paulo, onde R$ 1.881,5 milhões serão destinados para a construção dos trens do tipo Monotrilho, no trecho do Aeroporto de Congonhas à Estação Ferroviária do Morumbi.

 



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