(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Deputado de SP, José Cândido morre aos 69 anos


postado em 13/02/2012 08:39 / atualizado em 13/02/2012 08:45

O deputado estadual José Cândido (PT-SP) morreu, na manhã desse domingo, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O parlamentar de 69 anos estava internado desde 12 de janeiro em decorrência de uma parada cardíaca ocorrida durante uma cirurgia para a retirada de pedra na vesícula. No sábado, o legislador sofreu complicações no estado de saúde e voltou à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O deputado foi eleito com 58.932 votos para o segundo mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Ligado a movimentos sindicais e religiosos, Cândido iniciou a vida política aos 19 anos, quando liderou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de Oriente e região. Em Suzano (SP), onde o filho, Marcelo Cândido (PT), é o atual prefeito, José Cândido foi vereador por três mandatos consecutivos. Na cidade, o parlamentar participou da fundação da Comunidade Católica e da construção do Centro Comunitário da Sociedade Amigos de Bairro. Foi presidente nacional da Comunidade Kolping e ministro da Palavra e Eucaristia na Igreja Católica.


Em 2001, assumiu a coordenação, por cinco anos, da macrorregião do Alto Tietê. Formado no curso de torneiro mecânico, Cândido deixa a mulher, Laura, seis filhos e cinco netos. Em nota oficial, a bancada do PT na Alesp divulgou que o partido “perde um virtuoso combatente da luta pela igualdade racial e inclusão dos menos favorecidos à sociedade”.

Luta contra a desigualdade

Também em nota oficial, o presidente estadual do PT em São Paulo, Edinho Silva, lamentou a morte do deputado. “O Partido dos Trabalhadores perde uma grande liderança. Uma pessoa que ficará marcada na nossa memória pela sua retidão, pelo seu compromisso na construção de uma sociedade mais justa, por meio da luta intransigente contra as desigualdades raciais e em prol da população mais sofrida”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)