(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente da Câmara de Betim questiona prestação de contas

Em ano eleitoral, presidente da Câmara de Betim questiona na Justiça decisão unânime dos vereadores que aprovou a prestação de contas da primeira gestão da prefeita Maria do Carmo


postado em 02/02/2012 06:00 / atualizado em 02/02/2012 07:30


Para Maria do Carmo Lara, ação do vereador tem motivação política (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press - 18/11/11)
Para Maria do Carmo Lara, ação do vereador tem motivação política (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press - 18/11/11)
A análise das contas da prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara (PT), em seu primeiro mandato (1993–1996)  virou arma eleitoral da oposição na cidade. Em ano de disputa nas urnas, o presidente da Câmara Municipal, pastor Nehemias Gaspar de Araújo (PV), integrante da legenda que lidera a oposição à prefeita, decidiu contestar na Justiça decisão unânime dos vereadores, que deu aval às prestações de contas de 1993, 1994 e 1995. Para Maria do Carmo, a ação do vereador desconsidera avaliações técnicas sobre os gastos, passa por cima dos vereadores e tem motivação política. O parlamentar nega interesse eleitoral.

O imbróglio das prestações de contas da petista se arrasta desde 1999, quando foram avaliados os gastos de 1995. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) aprovou as contas de 1993, 1994 e 1995 com ressalvas. Em votações em 1999, 2000 e 2001, porém, a Câmara Municipal de Betim aprovou duas prestações, repetindo as ressalvas, mas reprovou as contas de 1994. Insatisfeita com o julgamento dos vereadores, a então ex-prefeita de Betim recorreu ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e pediu a anulação das votações da Casa.

O TJ-MG decidiu pela anulação e a Câmara Municipal recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Mas antes que a briga se resolvesse no STJ, o atual presidente da Casa, pastor Nehemias, decidiu acatar a decisão da segunda instância e colocou as prestações novamente na pauta de votação. Em 13 de setembro do ano passado, por unanimidade, os vereadores de Betim aprovaram as contas dos três anos. A prefeita e a própria Câmara Municipal pediram então o arquivamento do processo na Justiça, apontando perda de objeto, já que as contas foram aprovadas.

O que parecia ser caso resolvido acabou voltando à pauta do Legislativo no mês passado. Em ano eleitoral, o presidente da Câmara protocolou nova petição em que alega ter se “equivocado” no pedido de arquivamento do processo e, por isso, quer que o caso continue nas mãos da Justiça. Os ministros ainda não se manifestaram. “A atitude do presidente da Casa foi um desrespeito ao plenário. Ele é a segunda autoridade da cidade, fala em nome do Legislativo, tomou uma atitude isolada”, reclama Maria do Carmo, acrescentando que a notícia foi recebida com surpresa por outros vereadores.

Para a prefeita, Nehemias teve motivação política. “A disputa na cidade é muito acirrada e é um absurdo um poder constituído entrar nessa briga”, diz a prefeita, que deve concorrer à reeleição. Um dos indícios da ação política do presidente da Casa, apontado por Maria do Carmo, é o advogado chamado para representar a Câmara no caso. Gustavo Soares da Silveira faria parte do Escritório Décio Freire, que defendeu o concorrente da prefeita, Rômulo Veneroso (PV), nas últimas eleições. Segundo a procuradora-geral do município, Eliana Matos, o advogado não tem contrato com a Câmara Municipal.

Recuo

Nehemias Gaspar nega que haja motivação política na decisão de levar o processo adiante. “Preferi esperar que a Justiça decida. Não quis passar por cima de outro poder. Sempre trabalhei pela governabilidade da prefeita e não tenho nada contra ela”, alegou o vereador. Sobre o recuo em relação ao pedido de arquivamento do processo, ele pediu à reportagem que consultasse o procurador da Casa, Lucas Neves. De acordo com Neves, a decisão de retomar o caso foi do próprio vereador. “Ele refletiu e entendeu que era mais oportuno esperar pela Justiça.”

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)