(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Missão dos vereadores de BH agora é recuperar imagem

Legislativo retorna das férias nesta quarta-feira


postado em 31/01/2012 06:00 / atualizado em 31/01/2012 07:14

Em ano eleitoral, os vereadores de Belo Horizonte retornam das férias nesta quarta-feira preocupados em recuperar a imagem da Câmara, manchada por uma série de escândalos. A estratégia será tentar debater mais propostas de impacto social e esvaziar discussões sobre polêmicas de 2011. Isso, no entanto, não vai aparecer na primeira reunião, pelo menos se for considerada a pauta divulgada: dois vetos e três projetos de vereadores. Há quem considere como o primeiro passo para mostrar o verdadeiro conceito do Legislativo municipal junto à população, um tema que ainda não está em pauta: a votação do veto do prefeito Marcio Lacerda para o reajuste do salário de 61,8% dos parlamentares.

Ele tem de ser votado até o fim deste mês, e deve gerar muita discussão. O fato é que um grupo de parlamentares, liderado pelo vereador Leonardo Mattos (PV), quer brigar pela derrubada do veto. Segundo ele, a Câmara precisa “falar a verdade, o que é o salário do vereador”, para ter a compreensão da população. “Estou defendendo a lei. Nós não podemos deixar um legado de irresponsabilidade e medo para os parlamentares que assumirão”, defendeu. Enquanto isso, o vereador Fábio Caldeira (PSB) tenta convencer os colegas a manter o veto. “Temos de assumir uma agenda positiva visando estabelecer a reconexão do Parlamento municipal e a sociedade. E essa agenda positiva traz como um dos itens mais representativo a manutenção do veto”, justificou.

Apesar de quererem deixar para trás os escândalos do ano que passou, uma das novelas ainda não teve fim. Deverão entrar dois suplentes na Câmara devido ao afastamento dos vereadores Hugo Thomé (PMN) e Carlúcio (PR), sob a acusação de improbidade administrativa ao intermediar negociações de cobrança de propina para a aprovação da lei que autorizou a ampliação da área de construção do Boulevard Shopping, na Região Leste. O presidente em exercício, Alexandre Gomes (PSB), disse que já tomou sua decisão e que, se não houver uma contestação judicial, os suplentes Betinho Duarte (PSB) e Pastor Maurício (PTN) vão tomar posse em 1º de março.

Os trabalhos na Casa ainda terão um entrave devido ao volume de vetos do Executivo a projetos dos vereadores. Segundo o líder de governo, Tarcício Caixeta (PT), pelo menos 40 vetos chegam à Câmara este mês. “Isso porque a produção no fim do ano foi intensa”, ponderou. Os vetos do prefeito geraram insatisfação  entre os parlamentares, que chegaram a fazer ameaças ao Executivo.

Centro de convenções


O projeto que deve ficar para o próximo mês, de interesse do Executivo, é o que autoriza a construção de um centro de convenções na Região Nordeste da cidade, próximo ao Minas Shopping. O texto, colocado em votação em dezembro, precisava de 28 votos para ser aprovado, mas apenas 27 vereadores foram favoráveis. Isso porque a votação foi encerrada antes do prazo de um minuto. O projeto de lei, no entanto, já voltou a tramitar na Casa.

Caixeta informou que protocolou nessa segunda-feira o pedido de retirada de pauta da proposta do plano de carreira da Guarda Municipal. A prefeitura prometeu retirá-la depois que o Estado de Minas mostrou que havia emenda com a criação de 52 cargos sem concurso público.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)