(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PT de BH recebe mais de 5.000 assinaturas pedindo candidatura própria nas eleições

Na opinião de líderes do partido, o atual projeto do Executivo municipal não possui alinhamento com as causas historicamente apoiadas pelos petistas


postado em 16/01/2012 19:12 / atualizado em 16/01/2012 19:37

Conforme já havia prometido, o vice-prefeito de Belo Horizonte e presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) na capital, Roberto Carvalho, protocolou, por volta das 15hs desta segunda-feira, um abaixo-assinado na sede municipal do partido. No documento estão reunidas mais de 5.100 assinaturas que pedem que a legenda apresente candidatura própria nas próximas eleições municipais. A adesão foi justificada, principalmente, por petistas que culpam a gestão de Márcio Lacerda (PSB) de não estar alinhada com as diretrizes do partido.

O abaixo-assinado conta com assinaturas de filiados, recolhida nas regionais do partido junto a sindicalistas e à juventude da legenda. No ato desta tarde, lideranças dessas tendências discursaram em defesa da sigla e em desagravo à administração de Lacerda. Na opinião de líderes da juventude, de movimentos sociais e de bairro, o projeto político do Executivo municipal provocou o esvaziamento do partido, além de não possuir alinhamento com as causas historicamente apoiadas pelos petistas, como o envolvimento com as causas sociais. Roberto Carvalho afirmou que este é um momento inédito. “É o primeiro processo petista, a discussão em BH (sobre as eleições municipais) que as bases são protagonistas”, destaca.

Apesar das adesões ao abaixo-assinado, Carvalho tem enfrentado resistência de algumas tendências. Na última sexta-feira, o grupo pró-Lacerda também realizou ato na sede municipal do partido para protocolar as assinaturas necessárias para que a proposta de apoio ao socialista seja apresentada. O grupo capitaneado pelo presidente estadual do PT, deputado Reginaldo Lopes, teve o apoio de 24 filiados. Apesar do número ser menor, as assinaturas foram suficientes para que a proposta de apoio ao socialista seja apresentada nas prévias.

Questionado sobre a opinião de Rui Falcão, presidente nacional do partido, que apoia a reedição da aliança com o prefeito da capital, Roberto Carvalho disse que não tem a mesma opinião que ele. “Se eu morasse em São Paulo, como o presidente Rui Falcão, eu talvez não tivesse a opinião dele, já que os petistas paulistas rejeitam qualquer tipo de aliança com o PSDB. E, segundo, o presidente não mora e não vive aqui. E a aliança não deu certo, não avançou com as políticas sociais”, afirmou.

Com informações de Amanda Almeida 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)