(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com protestos na prefeitura, Márcio Lacerda recebe projeto que dá aumento a vereadores

Manifestantes se encontraram, mais uma vez, na porta da prefeitura de BH para pedir que o prefeito vete o reajuste de 61,8%


postado em 05/01/2012 18:32 / atualizado em 05/01/2012 20:08

Manifestantes pedem que o prefeito vete aumento de 61,8% dos vereadores de BH(foto: Marcos Vieira/ EM/ DA Press)
Manifestantes pedem que o prefeito vete aumento de 61,8% dos vereadores de BH (foto: Marcos Vieira/ EM/ DA Press)


O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), recebeu na tarde desta quinta-feira o polêmico projeto de lei que dá aumento de 61,8% aos vereadores da capital. A partir de hoje, Lacerda terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o reajuste. Desde que foi aprovado pela Câmara, uma onda de manifestações pede que o prefeito barre o novo vencimento. Na tarde de hoje, cerca de 50 manifestantes voltaram a ocupar a porta do Executivo municipal.

De acordo com assessoria de imprensa da PBH, o projeto foi entregue ao prefeito no começo da tarde desta quinta-feira. Sobrou também para Lacerda a fatura política do aumento salarial votado pelos vereadores. Desde que o projeto foi aprovado na Câmara Municipal, uma corrente na internet pede para que o prefeito vete o aumento.

Apesar de mais de 290 pessoas terem confirmado presença através da página do grupo na internet, cerca de 50 manifestantes munidos com apitos, nariz de palhaço, tambores e máscaras com o rosto dos parlamentares municipais se concentraram na porta da prefeitura na tarde de hoje. Eles também ocuparam metade da pista da Avenida Afonso Pena, no sentido Mangabeiras. Em uma das faixas, eles pediam para que os motoristas que passassem pelo local aderissem ao movimento buzinando. O que foi prontamente atendido por grande número de condutores. No local, também foram espalhadas faixas com a mensagem “veta Lacerda” e outras pedindo para que o prefeito não sancione o novo salário. Conforme informou a assessoria da PBH, o prefeito não deve se manifestar a respeito do reajuste e do protesto.


Pelo texto aprovado pelos vereadores, o salário passa de R$ 9.288,05 para R$ 15.031,76 (75% da remuneração dos deputados estaduais) na próxima Legislatura, para a qual a maioria dos 41 vereadores vai se candidatar à reeleição. O índice aprovado por 22 parlamentares presentes está acima da inflação – nos quatro anos de mandato a previsão é de um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 24,03%.Os três que votaram contra – Neusinha Santos (PT), Iran Barbosa (PMDB) e Arnaldo Godoy (PT) – também não apresentaram emendas modificando a proposta.

Movimento

Nessa terça-feira, intitulado como “telefonaço”, o movimento convocou os moradores da capital a ligarem para o gabinete do prefeito Márcio Lacerda (PSB) para demonstrar repúdio à aprovação do projeto de lei. No dia 21 de dezembro do ano passado, cerca de 200 estudantes, sindicalistas e integrantes de entidades da sociedade civil passaram a manhã na porta da prefeitura em protesto. No dia 23 de dezembro, munidos de nariz de palhaço e com os olhos vendados, cerca de 100 moradores voltaram a ocupar a porta da sede do Executivo municipal. A ação desta tarde já é a quarta realizada pelo grupo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)